Renascimento

renascimento

Qual é o significado do Renascimento?

O Renascimento (ou Renascença, Renascentismo) foi, ao mesmo tempo, um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. Como sabemos, renascimento significa, literalmente, nascer novamente.

Qual é o primeiro passo do Renascimento?

O primeiro passo nesse sentido é dado pelo grande escultor do Proto-Renascimento, Donatello (1386-1466, Florença, Itália), com a obra San Marcos, uma escultura em mármore. Esta, apesar de ter sido concebida para integrar um nicho de uma catedral Gótica, não necessita do enquadramento arquitetônico para se destacar.

Quais foram os três períodos do Renascimento?

A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.

Qual é a origem do movimento Renascimento?

O Renascimento dividiu-se em três fases: Trecento (século XIV ou os anos trezentos); o Quattrocento (século XV ou anos quatrocentos); e Cinquecento (século XVI ou anos quinhentos). Porém, não foi apenas nas cidades italianas que houve produções artísticas renascentistas.

Quais foram as fases do Renascimento?

Elas se dividem em: Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI respectivamente. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que marcou o início da Idade Moderna.

Quais foram os principais artistas do Renascimento?

Os artistas mais proeminentes dessa fase foram: o pintor Giotto, e os literatos Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Bocaccio. Veja também quais foram os principais artistas desse movimento: Artistas do Renascimento. O segundo período do renascimento foi desenvolvido durante os anos de 1400, daí surge seu nome.

Quais as principais características do renascimento artístico e cultural?

Essas fases estão intimamente relacionadas com o renascimento artístico e cultural que começou na Itália no século XIV, mais precisamente na cidade de Florença. Ainda que elas apresentem características em comum, por exemplo, o humanismo e a inspiração na arte clássica, se diferem em alguns aspectos.

Quais foram as principais características do Renascimento na Itália?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Quais são as fases do Renascimento italiano?

Postagens relacionadas: