Portal das finanças arrendamentos

portal das finanças arrendamentos

Como fazer um contrato de arrendamento?

Registar do contrato de arrendamento online. Pode proceder ao registo do contrato de arrendamento online, no Portal das Finanças, da seguinte forma: Escolher: Serviços Tributários > Cidadãos > Entregar > Arrendamento . Inserir o NIF e a senha de acesso pessoal. Selecionar a opção “Comunicar início de contrato”.

Como fazer o registo do contrato de arrendamento online?

Pode proceder ao registo do contrato de arrendamento online, no Portal das Finanças, da seguinte forma: Escolher: Serviços Tributários > Cidadãos > Entregar > Arrendamento . Inserir o NIF e a senha de acesso pessoal. Selecionar a opção “Comunicar início de contrato”. Preencher os dados do contrato.

Quando ocorre a comunicação dos contratos de arrendamento?

De acordo com o estabelecido no artigo 60.º do Código do Imposto do Selo, a comunicação dos contratos de arrendamento deve ocorrer até ao fim do mês seguinte ao do início do arrendamento. Este prazo também se aplica, nos mesmos moldes, às seguintes situações: Contratos de subarrendamento (início do contrato);

Quando o contrato de arrendamento é gerado?

Estes são gerados automaticamente a partir do momento em que o contrato de arrendamento está registado no Portal das Finanças. Só terá que preencher os elementos relativos à data a que se referem.

Qual a finalidade do contrato de arrendamento?

Qual a finalidade do Contrato de Arrendamento? O contrato de arrendamento habitacional é o documento que consagra os direitos e deveres do proprietário, bem como do inquilino, visando proteger ambas as partes. Para além do proprietário e do inquilino, também os fiadores, se houverem, devem ser incluídos no contrato.

Como fazer um contrato para arrendar um terreno?

Se você for arrendar um terreno, por exemplo, é importante anexar no contrato a matrícula do imóvel com todas as descrições referente a metragem, largura, latitude, longitude. É interessante também incluir na documentação um parecer técnico do perito para registrar a qualidade da terra, o tipo, as benfeitorias pré-existentes, etc.

Como renovar o contrato de arrendamento?

Existe uma cláusula no contrato de arrendamento que informa se ele será automaticamente renovado ou não. Se esta cláusula não estiver prevista, será aplicada a regra geral que é a renovação automática do contrato. Porém, outra forma de prorrogar o contrato antecipadamente é fazendo um aditivo.

Como registrar contrato de arrendamento?

Como se faz o registo do contrato nas Finanças? Todos os contratos de arrendamento devem ser registados junto da Autoridade Tributária através do Portal das Finanças. A única excepção são os contratos em que o senhorio tem mais de 65 anos e nunca passou um recibo de renda eletrónico.

Redigir um contrato de arrendamento é relativamente simples: reúna os documentos que assinalamos abaixo, siga os passos e consulte ainda a minuta que lhe indicamos. Para além do senhorio ou do inquilino, se houver fiadores, também estes têm de estar incluídos no contrato. Veja ainda: Arrendamento com opção de compra: vale a pena?

Quando deve ser pago o pagamento do contrato de arrendamento?

O seu pagamento deve ser efetuado até ao final do mês seguinte ao do início do arrendamento. E se precisar fazer alterações ao contrato? Todas as alterações e, inclusivamente, o fim do contrato de arrendamento precisam ser comunicadas às Finanças.

Qual a validade do contrato de arrendamento?

O que é o contrato de arrendamento?

Qual a duração de um contrato de arrendamento habitacional? O contrato de arrendamento para habitação pode celebrar-se com prazo certo (por 5 anos, por exemplo) ou por duração indeterminada (sem prazo), sendo que no contrato com prazo certo pode ser acordado que, após a primeira renovação, o arrendamento tenha duração indeterminada.

Qual a importância da Declaração modelo 2 para o contrato de arrendamento?

Os senhorios são obrigados a registar qualquer contrato de arrendamento à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). A declaração Modelo 2 destina-se a garantir o cumprimento do pagamento do Imposto do Selo (IS) e, de acordo com o artigo 60.º do Código do IS, esta comunicação deve ser feita até ao fim do mês seguinte ao do início do arrendamento.

Quais são os prazos para rescisão do contrato de arrendamento?

O artigo 1097º do Código Civil Português estabelece os prazos em que o senhorio/proprietário pode promover a rescisão do contrato de arrendamento, que são: Se a duração inicial do contrato, ou da sua renovação, for igual ou superior a 6 anos, o senhorio deve notificar o inquilino com uma antecedência de 240 dias;

Quando comunicar o início e a cessação do contrato de arrendamento?

De acordo com o estabelecido no artigo 60.º do Código do Imposto do Selo, a comunicação dos contratos de arrendamento deve ocorrer até ao fim do mês seguinte ao do início do arrendamento. Este prazo também se aplica, nos mesmos moldes, às seguintes situações:

Qual a duração de um contrato de arrendamento habitacional? O contrato de arrendamento para habitação pode celebrar-se com prazo certo (por 5 anos, por exemplo) ou por duração indeterminada (sem prazo), sendo que no contrato com prazo certo pode ser acordado que, após a primeira renovação, o arrendamento tenha duração indeterminada.

Quais são os documentos necessários no contrato de arrendamento?

Postagens relacionadas: