Greve cp junho 2022

greve cp junho 2022

Quais as principais greves do mês de junho?

O mês de junho vai ficar marcado por várias greves no setor dos transportes, mas não só. Junho arrancou com uma paralisação na Rodoviária de Lisboa, que garante as ligações na zona Norte da capital, e com uma greve dos trabalhadores das bilheteiras da CP.

Quais as consequências da greve ao trabalho extraordinário para feriados nacionais?

A greve ao trabalho extraordinário está prevista para feriados nacionais e poderá provocar constrangimentos a 10 de junho, no feriado de Santo António a 13 de junho em Lisboa, dia 16 e ainda dia 24, no Porto, dia de São João. Os trabalhadores da CP exigem o aumento dos salários e melhores condições de trabalho.

Por que a greve ao trabalho extraordinário continua a ser a mesma?

Federação dos Trabalhadores dos Transportes e Comunicação disse que o motivo continua a ser o mesmo: aumentos salariais. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Rodoviário decidiu prolongar por mais um mês - julho inteiro - a greve ao trabalho extraordinário na CP.

Quais são os pré-avisos de greve do Metropolitano de Lisboa?

Os sindicatos do Metropolitano de Lisboa também avançaram com pré-avisos de greve, que podem coincidir com os Santos Populares e com o Rock in Rio, festival que decorre nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, e que movimenta milhares de pessoas.

Quais são os pré-avisos de greve do Metropolitano de Lisboa?

Os sindicatos do Metropolitano de Lisboa também avançaram com pré-avisos de greve, que podem coincidir com os Santos Populares e com o Rock in Rio, festival que decorre nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, e que movimenta milhares de pessoas.

Quais são os dias que comemoram em junho?

1 05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente. ... 2 11 de Junho - Dia da Marinha Brasileira. ... 3 12 de Junho - Dia dos Namorados. ... 4 18 de Junho - Dia do Químico. ... 5 19 de Junho - Dia do Cinema Brasileiro. ... 6 21 de Junho - Dia internacional do Aperto de Mão. ... 7 23 de junho - Dia Olímpico. ... 8 29 de Junho - Dia de São Pedro.

Quais são as principais características do mês de junho?

O mês de junho é marcado por algumas datas bem conhecidas por nós brasileiros, como a Festa Junina e as comemorações dos santos desse período festivo. Uma outra particularidade do mês é que não há muitos feriados oficiais.

Quais são os feriados de junho?

Junho é o mês das festas juninas, que também dedica uma semana ao meio ambiente e um dia ao Bumba Meu Boi, que é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O mês de junho não tem feriados, mas em 2022 tem o ponto facultativo de Corpus Christi.

Sou obrigado a trabalhar ao feriado? A maior parte das empresas são obrigadas a encerrar ou suspender a sua atividade em dia de feriado obrigatório (art. 236.º e 232.º, n.º 2 do Código do Trabalho). Só podem obrigar os seus trabalhadores a trabalhar ao feriado as empresas que desenvolvam estas atividades:

Quais são as horas extras trabalhadas em dia de feriado?

Quais são os direitos e obrigações dos trabalhadores durante uma greve?

Se o trabalhador estiver a receber uma prestação da Segurança Social ou devido a acidente de trabalho ou a doença profissional, o pagamento mantém-se. No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Qual a natureza jurídica da greve?

Quanto à sua natureza, Delgado (2008, p.1436) aduz que a natureza jurídica da greve, hoje, é de um direito fundamental de caráter coletivo, resultante da autonomia privada coletiva inerente às sociedades democráticas.

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Qual a desvantagem de fazer greve?

No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Postagens relacionadas: