Troca de carta de condução

troca de carta de condução

Onde substituir a carta de condução?

Onde substituir a carta de condução. Este processo pressupõe dois locais para a sua realização: Através da internet (na área pessoal do site do IMT); Em locais próprios para o efeito: balcões de atendimento do IMT, Lojas de Cidadão (Setúbal e Santarém) e em todos os Espaços Cidadão.

Qual o prazo para receber a carta de condução?

Se pedir a carta de condução nos balcões do IMT, irá recebê-la no prazo de 8 dias. Por outro lado, noutro serviço de atendimento, o prazo para a receber é de 25 dias.

Quem pode trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa?

Vai ter de trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa para poder conduzir em Portugal depois desse prazo. Se a sua carta de condução for de um país da União Europeia, em princípio não precisa de trocar a carta estrangeira pela portuguesa. Saiba mais abaixo. Quem pode trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa?

Posso alterar a morada da Carta de condução?

Essa informação passa a estar disponível apenas na base de dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), tendo por base a informação que consta no Cartão de Cidadão. Assim sendo, caso mude de residência fiscal, é necessário apenas alterar a morada no Cartão de Cidadão.

Como alterar a carta de condução?

Deve alterar a carta de condução sempre há mudanças importantes nos seus dados. Isto implica a substituição da sua carta atual por uma com os novos dados. Peça a substituição da carta se ela estiver em mau estado ou se houver alteração de elementos: se mudar de nome ou forem acrescentadas ou retiradas restrições médicas à carta ...

Qual a duração da Carta de condução?

Em Portugal, o regime probatório tem a duração de três anos. Durante esse período, a carta de condução tem carácter provisório. Converte-se em definitiva apenas na ausência de qualquer processo por violação de regras de circulação rodoviária, contraordenação muito grave ou segunda contraordenação grave.

O que fazer quando a carta de condução é emitida por um país não pertencente à UE?

Informe-se sobre as condições para o reconhecimento das cartas de condução emitidas por um país não pertencente à UE junto das autoridades competentes do país en para onde tenciona ir viver. Angeles é chilena mas já vive em Espanha há alguns anos.

Como renovar carta de condução?

A renovação da carta de condução pode ser requerida nos seis meses que antecedem a validade da mesma, devendo ser renovada conforme as idades, para as diferentes categorias dos veículos e independentemente da validade averbada no documento. Importante: – A carta de condução não pode ser renovada com mais de seis meses de antecedência.

Quanto Tempo Demora para trocar a carta de condução estrangeira pela Portuguesa?

Se a carta de condução for vitalícia no país de origem, a sua utilização em Portugal terá um prazo máximo de dois anos após a comunicação da residência. Findo esse prazo tem de trocar a carta de condução estrangeira pela portuguesa. Leia também: Quais as principais novidades do Código da Estrada?

Quanto tempo posso conduzir com a carta de condução estrangeira em Portugal?

Se for residente em Portugal e tiver carta de condução de um país fora da União Europeia, só pode conduzir com essa carta em Portugal durante algum tempo. Vai ter de trocar a carta de condução estrangeira por portuguesa para poder conduzir em Portugal depois desse prazo.

Quais são os procedimentos para troca de condução estrangeira por portuguesa?

Os procedimentos para troca de condução estrangeira por portuguesa, dependem do país onde foi emitida a carta de condução, de acordo com: Títulos de Condução emitidas pela União Europeia ou pelo Espaço Económico Europeu (Noruega, Islândia, Liechtenstein);

Quais são os requisitos para fazer a carta de Condução portuguesa?

Os requisitos a cumprir para fazer a carta de condução portuguesa são assistir às aulas teóricas, ser aprovado na prova teórica (exame de código), fazer as aulas práticas e ser aprovado no exame prático. 32 horas de aulas práticas de condução (no mínimo), com pelo menos 500 quilômetros de prática.

Postagens relacionadas: