Solinca amadora

solinca amadora

Como é a exposição solar em Amadora?

A Amadora é um município com boa exposição solar, já que as vertentes soalheiras representam 41% da área total. As vertentes não possuem uma exposição dominante, se bem que o conjunto dos octantes S, SE, E e NE ocupa a maior parte da área do município (58%).

Onde fica a cidade da Amadora?

A cidade da Amadora constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota, servida pela Capela de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, sede de irmandade própria que dispunha de avultados bens.

Qual é a origem do aqueduto de Amadora?

Alguns destes materiais permitem aferir que esta ocupação se tenha dado entre os IV e III milénios a. C.. A zona foi habitada continuamente e, pelos séculos II e III, os romanos já haviam deixado vestígios no município. O mais destacável é o Aqueduto Romano de Amadora, com origem na Barragem Romana de Belas.

Como nasceu o território da Amadora?

O actual território da Amadora nasceu da divisão da antiga freguesia de Benfica, cortada pela Estrada da Circunvalação aquando da redefinição dos limites de Lisboa, em 1885-1886. A freguesia extramuros, chamada Benfica (Extramuros), ficou a pertencer ao concelho de Oeiras.

Quais são os benefícios da exposição solar?

Durante o Verão, o tempo de exposição solar aumenta de forma exponencial. A exposição solar tem alguns benefícios que a tornam bastante apelativos, nomeadamente o seu papel na sintetização da Vitamina D, fundamental para o correto funcionamento do nosso organismo e para o desempenho do nosso Sistema Imunitário.

Quais são os perigos da exposição solar?

Embora os perigos da exposição solar sejam amplamente conhecidos e falados nos dias que correm, a verdade é que com o verão em alta, as férias e as idas à praia e à piscina, apanhar sol acaba por tornar-se uma constante. Mas, sabia que 90% dos casos de cancro de pele têm origem na exposição solar excessiva?

Como evitar a exposição directa à luz solar?

O protector deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e a aplicação repetida a cada duas horas. Deve destacar-se que estar sob um guarda-sol num ambiente aberto, como na praia, não o protege das queimaduras. Isto devido aos raios UV reflectidos, a menos que sejam tomadas medidas adicionais de protecção.

Qual a melhor hora para evitar a exposição directa à luz solar?

Independentemente disso, deve evitar a exposição directa à luz solar entre as 12 e as 16 horas e nos dias de maior índice UV deve alargar o período para entre as 11 e 17 horas. As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.

Qual a origem do aqueduto?

O Aqueduto foi mandado construir por D. João V, no século XVIII, tendo origem na nascente das Águas Livres, em Belas, Sintra, e o progressivamente reforçado e ampliado ao longo do século XIX. Resistiu incólume ao Terramoto de 1755 . Barragem romana de Belas, Sintra.

Qual a origem da Amadora?

A origem de alguns lugares da Amadora remontam à era medieval. A conquista de Lisboa aos mouros no século XII e a do Algarve já no século XIII é prosseguida pela ocupação do território.

Quais são os aquedutos modernos?

O atravessamento de vales importantes era feito sobre estruturas em arcaria. Nos aquedutos modernos, o escoamento é sob pressão, contando com tubos metálicos ou em betão e bombas motorizadas para elevar a coluna de água. Os aquedutos modernos são geralmente subterrâneos.

Por que a Amadora é chamada de Amadora?

A Amadora desenvolveu-se urbanística e economicamente, a ponto de suscitar o decreto acima transcrito. O lugar da Amadora sempre foi conhecido por essa designação, assim é correcto o que escrevemos no título.

Postagens relacionadas: