Gripe a tratamento

gripe a tratamento

Quanto tempo dura o tratamento da gripe?

O tratamento é prescrito de acordo com o peso do paciente e tem duração de cinco a sete dias. Antibióticos não servem para tratar gripe e são prescritos apenas em casos de eventuais infecções bacterianas, que podem surgir como complicação do quadro.

Como saber se a gripe é agressiva?

Se a gripe A se torna mais agressiva é necessária uma atenção médica imediata. Alguns sintomas alertam para isso: dificuldades para respirar, dor ou pressão no peito ou abdómen, tonturas repentinas, confusão, vómitos constantes, lábios azulados, sinais de desidratação, convulsões e sonolência.

Qual o nível de alerta da gripe?

A 11 de Junho de 2009 a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou esta gripe como nível de alerta seis, ou seja, pandemia actualmente em curso que envolve a aparição de surtos comunitários.

Quais medicamentos são eficazes para o vírus da gripe pandémica?

O vírus da gripe pandémica (H1N1) 2009 é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir. Estes medicamentos só são verdadeiramente eficazes se administrados nas primeiras 48h de doença. Apenas nos casos mais graves se justifica usar estes medicamentos passados os primeiros dois dias de doença.

Quanto tempo dura a gripe não complicada?

A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias contados a partir do início dos sintomas, mas, em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. A recuperação é rápida. No entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar da “fraqueza” que sentem.

Como tratar a gripe?

Não existe um medicamento específico para tratar a gripe, embora sejam prescritos medicamentos sintomáticos, ou seja, remédios que servem apenas para amenizar os sintomas. Durante a gripe, a pessoa deve permanecer em repouso, em casa. Para baixar a febre, geralmente recomenda-se o uso de paracetamol.

Quanto tempo dura a gripe em crianças e adultos?

Não há diferença entre o tempo de duração da gripe em crianças e adultos, ficando em torno de 7 a 10 dias em ambos os casos.

Como é feito o diagnóstico de gripe?

Nos períodos de epidemia de gripe, em geral o diagnóstico é clínico, ou seja, realizado sem auxílio de exames laboratoriais. Normalmente, pessoas com febre e sintomas respiratórios que se manifestaram há menos de 48 horas recebem o diagnóstico de gripe.

Postagens relacionadas: