Genocídio significado
Qual o significado da palavra genocídio?
Portanto, o significado da palavra faz menção a ações coordenadas com o objetivo de exterminar pessoas de determinado grupo. Dessa forma, o genocídio nunca é algo relacionado aos indivíduos, mas sim ao grupo.
Por que o Brasil já teve seu próprio genocídio?
O Brasil já teve seu próprio genocídio, e essa é uma informação que poucas pessoas sabem. Os historiadores discutem a ideia do genocídio indígena, uma vez que séculos de práticas violentas contra as populações indígenas resultaram na morte de milhões de pessoas e no surgimento de uma cultura de preconceito e violência contra essas populações.
Por que o genocídio é um crime do direito dos povos?
As Partes Contratantes confirmam que o genocídio, seja cometido em tempo de paz ou em tempo de guerra, é um crime do direito dos povos, que desde já se comprometem a prevenir e a punir.|1|
Por que a palavra genocídio não existia até a década de 1940?
O termo “genocídio” não existia até a década de 1940. Foi por causa do Holocausto, o extermínio sistematizado de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial, que tal palavra foi criada. Um advogado judeu chamado Raphael Lemkin propôs, em 1943, o uso dela para definir as ações realizadas pelos nazistas contra essa etnia.
Qual é o crime do genocídio?
O genocídio, que foi incluído no Código Penal de 1969, entre os crimes contra a pessoa, em orientação oriunda do anteprojeto Hungria, passa, em função dos estudos promovidos por comissão de juristas que formulou uma proposta de reforma do Código Penal, como crime contra a humanidade.
Qual a diferença entre genocídio e homicídio?
“O genocídio é a denegação do direito à existência de grupos humanos inteiros, assim como o homicídio é a denegação do direito à vida de indivíduos humanos…”
Quais foram os genocídios?
Ao longo da história, diversos genocídios foram realizados, e, apesar de a expressão ter surgido tardiamente, hoje, com base no conhecimento histórico, podemos definir determinados acontecimentos como genocídios. O caso mais simbólico, e talvez o mais conhecido, foi o Holocausto, chamado pelos judeus de Shoá.
Quais são os casos de genocídio reconhecidos por lei?
De toda forma, o Brasil tem um caso de genocídio reconhecido por lei. Esse caso ocorreu na década de 1990 e está relacionado com os ianomâmis, povo indígena vítima de um massacre realizado por garimpeiros que extraíam ouro ilegalmente do território ianomâmi, localizado no norte de Roraima.