Tapada de mafra

tapada de mafra

Qual é a origem da Tapada de Mafra?

A Tapada de Mafra foi criada em 1747, no reinado de D. João V na sequência da construção do Palácio Nacional de Mafra, que lhe é contíguo. Conhecida então como Tapada Real de Mafra, a sua criação teve como objectivo a existência de uma zona de lazer real vocacionada para a caça para entretenimento da família real e da nobreza .

Por que a Tapada de Mafra é uma ilha de biodiversidade?

Tal como salienta a directora da Tapada Nacional de Mafra, Paula Simões, o espaço é uma ilha de biodiversidade e preserva muito do que era a coutada quando foi criada em 1747. Esta riqueza e diversidade só se descobre com incursões pelo interior, não é como no jardim zoológico.

Quais são os arbustos que fazem parte da flora da Tapada de Mafra?

Fazem parte da flora da Tapada arbustos como a urze, a murta-comum, a aroeira, o pilriteiro e o carrasco, assim como o feto . Na Tapada de Mafra encontram-se instalações de turismo rural, além de espaços para a realização de diversos tipos de eventos.

Quais são as principais características da Tapada?

A Tapada é constituída pelo Cerco e pelas Tapadas de dentro, do meio (ou do Barracão) e de fora, dividas por muros de pedra solta. O Cerco é formado por um bosque, onde se abrem amplas ruas, com jardins; inclui um grande lago e um recinto de recreio fradesco, o jogo da bola, com assentos de mármore.

Por que a Tapada foi abandonada?

Criada para lazer da Família Real, a área foi aos poucos caindo no abandono, até que, D. Fernando II, em 1840, a recuperou, fazendo dela uma Granja modelo. Um pouco mais tarde, em 1853, a Tapada voltava a ser abandonada, tornando a ser cuidada após a entrega aos Serviços Florestais.

Quais são as espécies de mamíferos presentes na Tapada?

A fauna da área é marcada pela presença de espécies usadas na caça desportiva, como o gamo, o veado-vermelho e o javali. Outras espécies de mamíferos presentes são a raposa, a doninha e a gineta . Diversas espécies de aves são encontradas na Tapada.

Quais são as principais características da Tapada de Mafra?

A Tapada de Mafra terá sido dividida, desde a sua criação, em três partes, identificáveis nos dias de hoje. A primeira, com uma área de 360 hectares, destinava-se à produção hortícola, pomares e pastagem para abastecimento alimentar do Convento.

Quais são as espécies de mamíferos presentes na Tapada?

A fauna da área é marcada pela presença de espécies usadas na caça desportiva, como o gamo, o veado-vermelho e o javali. Outras espécies de mamíferos presentes são a raposa, a doninha e a gineta . Diversas espécies de aves são encontradas na Tapada.

Qual a diferença entre trepadeira e arbusto?

Algumas trepadeiras também são arbustos, seus troncos flexíveis necessitam suporte para ganhar altura. São os chamados arbustos escandentes. Na verdade os arbustos podem ter estrutura lenhosa, semi-lenhosa ou herbácea.

Quais são as características do arbusto malvavisco?

Características: Arbusto semi-lenhoso para formação de renques ou planta isolada. É muito usada em vasos em ambientes internos à meia-sombra. Existe a espécie em folhas verdes sem variegação, que pode ser cultivada também a pleno-sol. Propagação: por estacas e por sementes. Nome popular: Hibisco-colibri, Malvavisco. Família: Malvaceae.

Postagens relacionadas: