Goiaba

goiaba

Qual a origem da goiaba?

A goiaba é o fruto da Psidium guajava L., conhecida popularmente como goiabeira, que pertence à família Myrtaceae. A planta é um arbusto perene, frutífero, fácil de ser cultivado, podendo chegar até 6 metros de altura, segundo a nutricionista Tatyane Costa*.

Quais os benefícios da goiaba?

Favorece a perda de peso Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome. Para saber qual é o seu peso ideal, insira seus dados na calculadora a seguir:

Como a goiaba pode ser usada?

Como mencionando antes, a goiaba tanto pode ser usada de maneira natural, como também compor produtos derivados (vide a goiabada, por exemplo). Um dos usos mais frequentes da fruta é para fazer o óleo da goiaba.

Por que a goiaba é tão popular?

O extrato da goiaba possui propriedades anti-inflamatórias graças aos flavonoides (também um antioxidante) contidos nas folhas. A inflamação está no centro da maioria das doenças modernas, alimentos e suplementos que funcionam como anti-inflamatórios, ajudando a manter os sistemas do corpo funcionando adequadamente.

Quais são as características da goiaba?

A goiaba (Psidium guajava L. ) pertence à família Myrtaceae, que é composta por mais de 70 gêneros e 2.800 espécies, distribuídas nas regiões tropicais e sub-tropicais do globo, principalmente na América e na Austrália. 2. ORIGEM A goiabeira é originada nas regiões Tropicais Americanas, onde aparece vegetando desde o México até o sul do Brasil.

Qual é o fruto da goiaba?

A palavra goiaba originou-se do termo aruaque para a fruta, guaiaba. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície lisa ou irregular, de cerca de oito centímetros de diâmetro.

Qual a cor da goiaba?

A goiaba é uma fruta nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Tem forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa-escuro ou entre o amarelo e o laranja-avermelhado.

Qual a origem da goiabeira?

Sua origem é América Tropical, em especial na região do Brasil e das Antilhas. A característica da goiabeira é que sua estrutura retrata uma árvore com até 7 m de altura, tronco com casca escamante e avermelhada. Folhas pilosas na face superior quando novas. Flores brancas que surgem de setembro a novembro.

Como escolher a melhor goiaba?

Uma goiaba bem madura é aquela que você consegue sentir o cheiro sem precisar levá-la até o nariz. Ela deve ter um cheiro doce e um pouco almiscarado. Procure goiabas que tenham um cheiro parecido com o seu gosto.

Quais os benefícios da goiaba?

Favorece a perda de peso Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome. Para saber qual é o seu peso ideal, insira seus dados na calculadora a seguir:

Como cuidar da goiaba?

Você deve lavar toda a goiaba, pois as cascas são comestíveis. Enxague a fruta com água fria para impedir que bactérias surjam. Seque-as com papéis toalha.

Como usar folhas de goiaba?

Folhas de goiaba podem ser usadas de várias maneiras. O mais comum é secar as folhas para o chá, usar as folhas para fazer um extrato ou simplesmente mastigá-las. Folha de goiaba tem sido usada há muito tempo na medicina popular tradicional para controlar o diabetes naturalmente e, especificamente, diabetes tipo 2 no leste da Ásia.

Postagens relacionadas: