Boletim de voto autárquicas 2021

boletim de voto autárquicas 2021

Quais são os boletins de voto?

Quantos são os boletins de voto? São três, um por cada órgão autárquico a eleger (assembleia de freguesia, assembleia municipal e câmara municipal). Os boletins de voto são de cor branca para a assembleia de freguesia, amarela para a assembleia municipal e verde para a câmara municipal.

Quando acontecem as eleições autárquicas 2021?

As eleições autárquicas 2021 acontecem dentro de um mês, no dia 26 de setembro. Os portugueses voltam às urnas em tempos de pandemia (e ainda com máscara), para votar e decidir o futuro das suas autarquias nos próximos quatro anos.

Como funciona o voto antecipado nas câmaras municipais?

«Os Presidentes das Câmaras Municipais devem garantir a possibilidade de exercício do voto antecipado durante todos os dias que integram o período que a lei estabelece para esse efeito – de 16 a 21 de setembro – incluindo os dias de Sábado e de Domingo durante as horas correspondentes ao horário normal de funcionamento dos serviços municipais.

Quando sai o mapa das assembleias e secções de voto?

LOCAIS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS ASSEMBLEIAS OU SECÇÕES DE VOTO E ELEITORES QUE NELAS VOTAM (Editais de 13 de setembro de 2021) Mapa das Assembleias e secções de voto (Editais de 26 de agosto de 2021) Verifique a partir de 11 de setembro 2021 a sua situação no recenseamento eleitoral (Freguesia de inscrição, Loca e secção de voto)

Como é feito o boletim de voto?

No dia marcado para a eleição ou referendo, dirija-se ao seu local de voto e apresente o seu documento de identificação na mesa do voto O boletim de voto é entregue pela/o presidente da mesa. Nas eleições autárquicas são entregues 3 boletins (para a Câmara Municipal, para a Assembleia Municipal e para a Assembleia de Freguesia).

Quando sai o boletim de voto para as eleições legislativas?

O que está em causa? No Facebook alerta-se para a ordem em que são apresentados os partidos num boletim de voto para as eleições legislativas que vão realizar-se no próximo domingo, dia 30 de janeiro.

Quais são as forças políticas nos boletins de voto?

Assim, cada um dos 22 boletins de voto apresenta uma disposição diferente na ordem dos partidos, uma vez que o sorteio referido é efetuado para cada círculo eleitoral. Este ano, há 21 forças políticas nos boletins de voto, entre as quais quatro coligações.

Como saber se tenho direito ao voto?

Para saber mais sobre as próximas eleições e referendos, consulte a página do Portal do Eleitor. O direito de voto pode ser exercido a partir dos 18 anos de idade, através do recenseamento eleitoral.

Como e quando pode exercer o voto antecipado?

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO. EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, poderá efetuar o seu requerimento para votar antecipadamente, preferencialmente, através da Plataforma Eletrónica entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições.

Como votar antecipadamente na eleição?

Para tal, deverá inscrever-se na presente plataforma, no período adequado, selecionando a eleição e a modalidade de voto antecipado que se adequa à sua situação. Pode ainda consultar nesta plataforma a sua inscrição, anteriormente efetuada, para cada uma das eleições a decorrer.

Quem tem direito ao voto?

O voto é obrigatório para a população entre os 18 e os 70 anos para todos os alfabetizados, que sabem ler e escrever. As pessoas analfabetas ou que tenham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos não são obrigadas a votar, mas têm permissão se desejarem participar da eleição.

Quem está impedido de votar no dia da eleição pode votar antecipadamente?

POR RAZOES PROFISSIONAIS - Se por motivos profissionais está impedido de se deslocar à Assembleia de voto no dia da eleição pode votar antecipadamente. Para o efeito deve apresentar-se na Câmara Municipal do Município em cuja área está recenseado, fazendo-se acompanhar do documento comprovativo do impedimento, entre 16 e 21 de setembro.

Postagens relacionadas: