Triglicerídeos o que é

triglicerídeos o que é

Qual a importância dos triglicerídeos para a saúde?

Dra. Nicole Geovana Os triglicerídeos ou triglicérides, como também são conhecidos, são gorduras ingeridas através da alimentação, mas que também podem ser produzidas pelo nosso organismo. Os triglicerídeos servem para armazenar energia, sendo utilizados pelo corpo quando necessário.

Quais são os sintomas de triglicerídeos altos?

Geralmente, os triglicerídeos altos não causam sintomas, no entanto, quando os níveis estão muito altos, a gordura pode se depositar sobre a pele formando pequenas bolsas de gordura, chamadas de xantomas, ou aparecimento de manchas brancas na retina. Saiba identificar os sinais de triglicerídeos altos .

O que é a análise dos triglicerídeos?

O que são triglicerídeos? Os triglicerídeos são um tipo de gordura ou lípido ingerido nas refeições e que se acumula nas células do organismo. Quando o corpo precisa de energia, os triglicerídeos são libertados e transportados na corrente sanguínea através de lipoproteínas VLDL.

Por que os triglicerídeos são usados ao ingerir calorias em excesso?

Assim, ao ingerir calorias em excesso, os triglicerídeos são usados imediatamente, para gerar energia para o corpo, ou armazenados na forma de gordura dentro das células, para serem liberados em situações de jejum prolongado ou alimentação inadequada.

Qual a função do triglicerídeo?

O triglicerídeo é a menor partícula de gordura circulante no sangue e possui função de armazenamento e suprimento de energia em caso de jejum prolongado ou alimentação inadequada, por exemplo, sendo considerado um bom indicador do metabolismo das gorduras.

Como os triglicerídeos são armazenados?

Os triglicerídeos são uma fonte de energia do corpo, que são armazenados na forma de gordura dentro das células e liberados para a corrente sanguínea quando o corpo precisa de energia. Esse tipo de gordura é produzida pelo fígado e transportada para dentro das células pelo colesterol conhecido como VLDL.

Por que os triglicerídeos são usados ao ingerir calorias em excesso?

Assim, ao ingerir calorias em excesso, os triglicerídeos são usados imediatamente, para gerar energia para o corpo, ou armazenados na forma de gordura dentro das células, para serem liberados em situações de jejum prolongado ou alimentação inadequada.

O que fazer para diminuir seus triglicérides?

Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides. Exercite-se regularmente - fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

O que é exame de triglicerídeos?

Como é feito o exame de triglicerídeos? O exame de triglicerídeos é um procedimento bastante simples. Ele consiste em um exame de sangue voltado à observação do perfil lipídico, que indica os níveis de colesterol, triglicerídeos e outras variáveis.

Quais são os valores de referência de triglicérides?

Valores de referências de triglicérides 1 Triglicérides normal: abaixo de 150 mg de triglicérides por 100 ml de sangue 2 Triglicérides limítrofe: até 200 mg 3 Triglicérides alto: acima de 200 mg 4 Hipertrigliceridermia familiar: acima de 500 mg.

Como o corpo adquire triglicérides?

O corpo adquire triglicérides de duas formas: pela alimentação e pela produção do próprio organismo. Entre os alimentos que ajudam na produção de triglicérides estão os carboidratos simples (açúcar, farinha branca etc.) e os gordurosos - principalmente de origem animal, como carnes, leite integral e queijos amarelos.

Como controlar os níveis de triglicerídeos?

Para controlar os níveis de triglicerídeos, o ideal é reduzir o consumo de gordura trans, gordura saturada e de alimentos ricos em colesterol da dieta e optar por quantidades controladas de gordura saudável, como é o caso do ômega 3. Confira as diretrizes da OMS (Organização Mundial de Saúde) para uma dieta balanceada.

Postagens relacionadas: