Lindoso aldeia submersa

lindoso aldeia submersa

Onde fica a aldeia do Lindoso?

A Aldeia do Lindoso é uma povoação no concelho da Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo situada em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês. Esta aldeia minhota é sobejamente conhecida pela sua riqueza patrimonial de grande valor onde figuram o castelo e o fabuloso conjunto de espigueiros, que muito valorizam este núcleo rural.

Por que as aldeias submersas estão a reaparecer o lar de alguém?

E, agora, a seca severa que Portugal e Espanha atravessam colocou a olho nú as ruínas destas casas que um dia foram o lar de alguém. Estas são as aldeias submersas que estão a reaparecer a olhos vistos devido à seca na Península Ibérica.

Quem é o último habitante a sair da aldeia?

‘Ele’ é José Antunes, o último habitante a sair da aldeia. “Se hoje fosse vivo, o homem já tinha uns 150 anos”, ri-se. Aceredo.

Quais são os melhores lugares para conhecer na aldeia de Lindoso?

No núcleo museológico do Castelo de Lindoso existem três exposições patentes: a coleção de armas do Museu Militar do Porto, a de arqueologia do território e uma outra com as réplicas dos monumentos. E para acompanhar todos estes pratos, não se esqueça do vinho verde da região.

Qual a origem do nome Lindoso?

Lindoso deriva do latim Limitosum, aparecendo pela primeira vez nas inquirições de 1258. Contudo há uma lenda que diz o rei de Portugal, D. Dinis tão alegre e primoroso o achou, que logo lindoso o chamou, fato que o levou a várias visitas ao Castelo de Lindoso, tendo o reconstruído em 1278.

Qual a melhor altura para ir a Lindoso?

Qualquer altura do ano é boa para uma visita a Lindoso, mas podemos destacar as festas tradicionais, como a Malhada, em agosto, e o Pai Velho, festa que se despede do frio inverno e dá as boas-vindas à primavera.

Qual é a aldeia mais bonita de Portugal?

Safira (Montemor-o-Novo) Safira é um pequeno tesouro à espera de ser descoberto. Esta aldeia desabitada, localizada entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, chegou a ter quase 600 habitantes. Hoje tem apenas ruínas. Os últimos habitantes partiram há quase 100 anos, em 1930.

Quais são as aldeias abandonadas de Portugal?

Apesar dos inúmeros projectos de recuperação para turismo rural que se vão fazendo aos poucos, as aldeias abandonadas persistem em manter-se. O fenómeno verifica-se sobretudo no interior do país: Trás-os-Montes, Alentejo e Beiras.

Onde fica a aldeia de xisto?

Esta aldeia desabitada, localizada entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas, chegou a ter quase 600 habitantes. Hoje tem apenas ruínas. Os últimos habitantes partiram há quase 100 anos, em 1930.

Postagens relacionadas: