Greve de barcos

greve de barcos

Quais as consequências da greve na Transtejo?

A greve na Transtejo vai afetar as ligações entre Cais do Sodré-Cacilhas, Cais do Sodré-Seixal, Cais do Sodré-Montijo e Belém-Trafaria. A convocação da paralisação acontece numa altura em que várias carreiras da Transtejo têm sido suprimidas devido à falta de recursos humanos. Transtejo. Duas tardes com ligações suprimidas a partir das 13h30

Quais as principais greves do mês de junho?

O mês de junho vai ficar marcado por várias greves no setor dos transportes, mas não só. Junho arrancou com uma paralisação na Rodoviária de Lisboa, que garante as ligações na zona Norte da capital, e com uma greve dos trabalhadores das bilheteiras da CP.

Quais são os objetivos da greve de três dias?

Estes trabalhadores, que iniciaram este sábado uma greve de três dias, lutam pela reposição do poder de compra, a valorização dos salários e a contratação de mais funcionários.

Quais são os mais antigos barcos descobertos no mundo?

Os mais antigos barcos descobertos por escavações arqueológicas são canoas de tronco de 7.000-10.000 anos atrás. O mais antigo barco recuperado no mundo é a canoa de Pesse, uma canoa de tronco escavado de Pinus sylvestris, construída entre 8200 e 7600 a.C. Esta canoa está exibida no museu Drents, na cidade holandesa de Assen.

Quais são as consequências das greves?

Que não há greves indolores, já toda a gente sabe. Mas há greves piores que outras. Esta que está anunciada pelos motoristas para a próxima segunda-feira pode ter consequências gravíssimas para a economia do país, mas, sobretudo, na vida das pessoas.

Qual é o direito à greve?

Sublinhe-se, portanto, que o direito à greve deve ser exercido dentro dos limites da legalidade, devendo pautar-se pelos princípios da boa-fé, da proporcionalidade e da adequação, não podendo configurar qualquer situação de abuso de direito.

Qual é o enquadramento jurídico da greve?

O enquadramento jurídico da greve visa, designadamente, assegurar a defesa dos direitos do empregador e de todos aqueles que são afectados pela greve e que, não obstante o livre exercício do direito à greve, não podem ser prejudicados de forma desproporcional ou abusiva, razão pela qual a greve não é um direito ilimitado.

Por que a greve dos motoristas pode levar a falta de produtos nos supermercados e nas fábricas?

A greve dos motoristas pode levar à falta de produtos nos supermercados e nas fábricas. O alerta partiu da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), que chegou mesmo a pedir ao Governo que considere aplicar serviços mínimos para o setor da alimentação.

Qual a desvantagem de fazer greve?

No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Quais são os requisitos para a realização da greve?

Excecionalmente, em empresas em que a maior parte dos funcionários não esteja sindicalizada, a realização da greve poderá ser decidida por uma assembleia que tenha sido convocada expressamente com essa intenção por um mínimo de 20% dos trabalhadores ou, numa empresa de grandes dimensões, duzentos.

Qual é o objetivo da greve dos médicos?

Segundo o secretário-geral do SIM, Roque da Cunha, a greve tem como objetivo fundamental exigir o financiamento do SNS e passar das palavras aos atos, já que é evidente um pouco por todo o país que os médicos, apesar de todos os esforços feitos, não conseguem aguentar mais.

Quais são os direitos e obrigações dos trabalhadores durante uma greve?

Se o trabalhador estiver a receber uma prestação da Segurança Social ou devido a acidente de trabalho ou a doença profissional, o pagamento mantém-se. No entanto, perde o direito à retribuição, ou seja, não recebe o salário referente ao período em que faltou. Essa é, aliás, apontada como a maior desvantagem por quem faz greve.

Postagens relacionadas: