Maratona aquática

maratona aquática

Qual é o percurso da maratona aquática?

O fato é que o percurso é longo, sendo mais de 10 quilômetros. Os estudiosos dos esportes acreditam que a maratona aquática começou a acontecer de forma muito antiga, sendo que tem a ver com os primórdios da natação mesmo. O motivo é simples: nas primeiras Olímpias a natação só acontece em lugares abertos e não em piscinas.

O que é uma maratona de águas abertas?

A maratona é uma corrida aquática em águas abertas e será realizada no Parque Olímpico de Shunyi. Essa modalidade é definida como uma maratona devido à sua extensão – 10 km.

O que é uma maratona olímpica?

A Maratona Aquática subiu para significância após o Comitê Olímpico Internacional listou uma corrida 10 km como um dos eventos para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. A distância de cada evento varia de 1 km para 80 km, mas em grande nível competitivo, as distâncias típicas são 5 km, 10 km e 25 km.

Qual é a extensão da maratona?

A maratona é uma corrida aquática em águas abertas e será realizada no Parque Olímpico de Shunyi. Essa modalidade é definida como uma maratona devido à sua extensão – 10 km. Ela é uma das poucas modalidades olímpicas que envolvem a interação treinador/atleta durante a prova.

Por que a maratona aquática é a melhor modalidade da natação?

O motivo é simples: nas primeiras Olímpias a natação só acontece em lugares abertos e não em piscinas. Assim sendo, se a gente considerar que na Grécia Antiga não tínhamos piscinas, então, dá para pensar na maratona aquática como opção de modalidade da natação desde essa época.

Quais são as distâncias típicas da maratona aquática?

Nos Campeonatos Mundiais, são realizadas três provas da modalidade, nas distâncias de 5km, 10km e 25km, sempre para mulheres e homens. Em outubro de 2005, o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou a entrada das maratonas aquáticas no programa dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, com a prova de 10km.

Qual a duração das provas de maratona aquática olímpica?

Devido a essa extensão, portanto, as provas de maratona aquática olímpica são classificadas como provas longas (de 3 a 15 km) e de grande duração. Sem dúvidas, essa é uma modalidade de esporte que exige grande preparo físico do atleta, além de muito treino e sintonia com o treinador durante o percurso.

Quem criou a maratona aquática?

As maratonas aquáticas foram criadas pelo militar e nadador inglês Mattew Webb. Em 1875, ele foi o primeiro a atravessar o Canal da Mancha (34 km entre a Grã-Bretanha e a França) a nado sem qualquer equipamento ou salva-vidas. Criou a partir dai esta modalidade da natação.

Qual é a história da maratona nas Olimpíadas?

A maratona nas Olimpíadas é disputada desde o início, nos Jogos Olímpicos Modernos realizados em Atenas em 1896. Mundialmente conhecida pelos seus 42,195 km, ela não foi criada a partir dessa distância.

Qual a distância da maratona nas Olimpíadas?

Histórias que marcaram, curiosidades e mais 13/04/2021 A maratona nas Olimpíadas é disputada desde o início, nos Jogos Olímpicos Modernos realizados em Atenas em 1896. Mundialmente conhecida pelos seus 42,195 km, ela não foi criada a partir dessa distância.

Qual o recorde olímpico da maratona?

O recorde olímpico da maratona pertence ao queniano Samuel Wanjiru, com a marca de 2:06:32 em Pequim 2008. Entre as mulheres, ele é da etíope Tiki Gelana, 2:23:07, conquistado em Londres 2012.

O que é maratona e quais são as suas características?

O objetivo da maratona olímpica é percorrer o trajeto da prova, com distância de 42.195 m., no menor tempo possível. Assim, a classificação dos atletas se dá pela ordem de chegada.

Postagens relacionadas: