Alcacer do sal

alcacer do sal

Qual a região de Alcácer do Sal?

O município é limitado a norte pelos municípios de Palmela, Vendas Novas e Montemor-o-Novo, a este por Viana do Alentejo e Alvito, a sudeste por Ferreira do Alentejo, a sul e oeste por Grândola e a noroeste, através do Estuário do Sado, por Setúbal . Rio Sado em Alcácer do Sal.

Qual é o significado de Alcácer?

Nota: Para outros significados, veja Alcácer (desambiguação). Alcácer (em árabe: قصر; romaniz .: Qasr/Gasr; no plural Qusur ou Ksour) é uma pequena vila fortificada, composta por casas, armazéns e outras estruturas colectivas (como mesquitas ), geralmente situado num oásis do Magrebe, e construídas em adobe ou outro material semelhante.

Quais são as freguesias de Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana é uma freguesia portuguesa do município de Alcácer do Sal, situada na subregião do Alentejo Litroal, pertencendo à região do Alentejo e ao distrito de Setúbal, tendo uma área total de 888,35 km 2 e 7.733 habitantes (2021), com uma densidade populacional de 8,7 habitantes por km 2.

Quem conquistou o Castelo de Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal e o seu castelo, entretanto, só foram definitivamente conquistados por D. Afonso II (1211-1223), com o auxílio de cruzados sob o comando do rei da Hungria e do bispo de Lisboa, Soeiro Viegas, após dois meses de cerco, a 18 de Outubro de 1217.

Quais as principais características do concelho de Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal é uma cidade histórica, debruçando-se em anfiteatro sobre o rio Sado, povoada de velhos bairros medievais e encimada por um castelo de base muçulmana. É a sede de um município de grandes dimensões (o segundo... União das Freguesias de Alcácer e Santa...

Quais são os principais pontos turísticos de Alcácer do Sal?

Das proximidades, num raio de 30 km, não perca as pequenas localidades da Aldeia de Santa Susana, Porto de Rei e do Torrão ou a Barragem de Vale do Gaio. Se preferir o litoral, esta costa tem praias bastante agradáveis, entre as quais escolhemos as da Comporta, da Torre, do Carvalhal, da Raposa ou da Galé.

Onde fica o Castelo de Alcácer do Sal?

O Castelo de Alcácer do Sal, no Alentejo, localiza-se na cidade e município de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, em Portugal. É considerado Monumento Nacional desde 1910.

Quais as principais características de Alcácer?

Se bem que tenha perdido a sua importância militar e comercial, Alcácer do Sal mantém intacta a sua notável beleza. Do castelo avista-se, para o lado sul, a curva em cotovelo do rio Sado, que banha uma suave planície verde, prenúncio da grande planura alentejana.

Postagens relacionadas: