Para que serve a vitamina d

para que serve a vitamina d

Quando usar suplementos de vitamina D?

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis desta vitamina o sangue estão abaixo do normal, o que pode acontecer quando a pessoa tem pouca exposição ao sol ou quando a pessoa possui alterações no processo de absorção de gordura, como pode acontecer em pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, por exemplo.

Quais são as funções da vitamina D?

As funções da vitamina D no organismo são: Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino; Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis; Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla; Aumentar a produção de músculos;

Onde Encontrar vitamina D?

A vitamina D só está presente em alimentos de origem animal e em alguns produtos fortificados, não sendo possível encontrá-la em fontes vegetais como frutas, verduras e grãos como arroz, trigo, aveia e quinoa.

Quais são os alimentos que compõem a vitamina D?

Alimentos em que esta vitamina ocorre naturalmente incluem a gema do ovo, leite e peixes gordos. Apesar da sua disponibilidade, a carência de vitamina D é comum, especialmente durante os meses de inverno, sendo que as minorias étnicas, mulheres grávidas e crianças são os grupos que correm maior risco.

Quais são os riscos da suplementação com vitamina D?

Esta evidência não justifica, porém, uma corrida à suplementação com vitamina D, pois a mesma deve ser sempre recomendada sob indicação médica. O consumo de vitamina D em excesso, durante um longo período de tempo, pode representar um risco para a saúde, pois pode tornar-se tóxica.

O que é vitamina D e para que serve?

O que é vitamina D? A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é armazenada no fígado e tecido adiposo. Ela é diferente de outras vitaminas porque o corpo é capaz de produzir a maior parte dela, não ficando completamente dependente de fontes externas.

Como manter os níveis necessários de vitamina D?

A exposição adequada ao sol (20 minutos por dia no início da manhã e no final da tarde), sobretudo nos meses mais quentes, é por isso a melhor forma de manter os níveis necessários de vitamina D. Isto não significa, porém, que se deva deixar de usar protetor solar, pois a sua utilização não impede a produção de vitamina D.

Quais são as fontes de vitamina D?

Uma outra fonte de vitamina D são os suplementos alimentares sob diversas formas, designadamente gomas, cápsulas, comprimidos e óleos. Suplemento de vitamina D: devemos tomar ou não?

Qual o preço da vitamina D?

VITAMINA D - D MAX 10000UI/ML GOTAS ZERO AÇÚCAR 20ML. R$48,20 R$8,19.

Qual a função da vitamina D no organismo?

A vitamina D é na verdade um hormônio porque pode ser produzida pelo organismo e tem papel de regular a absorção do cálcio dentre outros, mas no início quando foi descoberta foi chamada de vitamina porque os pesquisadores acreditavam que ela só poderia ser adquirida pela alimentação.

Qual a melhor fonte de vitamina D para o organismo?

As duas mais importantes para o corpo humano são a vitamina D2 (também conhecida como ergocalciferol, que é produzida pelas plantas) e a vitamina D3 (sintetizada pela pele humana exposta ao sol e conhecida como colecalciferol).

Quais são os diferentes tipos de suplementos de vitamina D?

Os suplementos de vitamina D são encontrados em dois tipos: D2 e D3. A mais indicada e eficiente é a vitamina D3, também conhecida como colecalciferol. Isso porque a vitamina D2 apresenta apenas de 30% a 50% da potência biológica para ser metabolizada quando comparada com a vitamina D3.

Postagens relacionadas: