Doces conventuais alcobaça 2021

doces conventuais alcobaça 2021

Por que a Mostra Internacional de doces e licores em Alcobaça é tão importante?

Habitualmente em novembro, a Câmara Municipal de Alcobaça organiza a Mostra Internacional de Doces & Licores, desde 1999, juntando saber e tradição de casas e mosteiros de todo o país e também de vários países convidados. Porque é que os Doces e Licores Conventuais estão tão próximos da identidade alcobacense?

Qual é a tradição dos doces e licores de Alcobaça?

Várias casas e pastelarias do concelho de Alcobaça conservam ainda hoje a tradição dos Doces e Licores Conventuais dos Mosteiros de Alcobaça e de Coz, masculino e feminino respetivamente.

Como era a produção de vinhos em Alcobaça?

Em Alcobaça produziam-se vinhos brancos, vermelhos, vinhos de feitoria e aromatizados nomeadamente com mel, licores (por exemplo de ginja) e destilados. A produção de doces e geleias de frutas era entregue pelo mosteiro a doceiras da região.

Quais são os melhores restaurantes de Alcobaça?

O Café Restaurante Trindade abriu em 1924 como café, em 1928 alargou a atividade para a restauração e é reconhecido como um dos mais antigos e conceituados restaurantes da cidade de Alcobaça. Localizado no centro histórico, na Praça D. Afonso Henriques, é um exemplo de longevidade e uma referência para muitas gerações de alcobacenses.

Quando começa a Feira de doces e licores em Alcobaça?

Para poder apreciar e deliciar-se com estas e outras deliciosas maravilhas, marque já na sua agenda: de 23 a 26 de novembro, Alcobaça recebe a XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

Por que a cidade de Alcobaça é tão importante?

Site Autárquico de Alcobaça Mostra Internacional de ... A cidade de Alcobaça acolheu a primeira “Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais” em novembro de 1999.

Quais são as iguarias mais famosas de Alcobaça?

São famosas as cornucópias, o Pão-de-Ló de Alfeizerão, as trouxas-de-ovos, o licor de ginja de Alcobaça, entre muitas outras iguarias. Para poder apreciar e deliciar-se com estas e outras deliciosas maravilhas, marque já na sua agenda: de 23 a 26 de novembro, Alcobaça recebe a XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais.

Habitualmente em novembro, a Câmara Municipal de Alcobaça organiza a Mostra Internacional de Doces & Licores, desde 1999, juntando saber e tradição de casas e mosteiros de todo o país e também de vários países convidados. Porque é que os Doces e Licores Conventuais estão tão próximos da identidade alcobacense?

Quais são os vinhos produzidos em Alcobaça?

Quais são as características da região vitivinícola de Alcobaça?

A região vitivinícola de Alcobaça está enquadrada na denominação de origem controlada (DOC) Encostas D’Aire (Alcobaça e Medieval de Óbidos), uma das 9 DOC que integram a região de vinhos de Lisboa. Esta região atingiu recentemente um volume de exportação na ordem dos 32 milhões de garrafas certificadas.

Onde fica o Museu do vinho de Alcobaça?

O Museu do Vinho de Alcobaça é um museu português dedicado ao vinho e à vinha. Localiza-se no centro de Alcobaça, próximo do rio Alcoa . Este Museu é detentor do maior e mais rico espólio vinícola e vitivinícola a nível nacional, com mais de 10 mil peças.

Como surgiu a adega de Alcobaça?

Em 1956, um grupo de pequenos e médios viticultores decide criar a Adega Cooperativa de Alcobaça, que começou por ficar sedeada nos armazéns da Junta Nacional do Vinho, onde hoje em dia está o Museu Nacional do Vinho. Esta solução durou até 1976, altura em que a área de vinificação foi mudada para uns terrenos contíguos ao original.

Quais as principais características da Cultura da Vinha e a produção do vinho?

A cultura da vinha e a produção do vinho estão na matriz fundacional da Ordem Cisterciense. como um complemento da dieta alimentar monástica. A transferência para o novo Mosteiro, em 1135, faz-se pela consideração das suas terras em acolher as videiras 1. Não nos podemos aliás esquecer da função simbólica do vinho na cerimónia eucarística.

Postagens relacionadas: