Taxa de desemprego portugal 2021

taxa de desemprego portugal 2021

Qual a taxa de desemprego de 2021?

De acordo com os últimos dados divulgados pelo INE na data de publicação desse artigo, a taxa de desemprego está em 6,9%. A população desempregada diminuiu 0,3% em relação a janeiro de 2021 e 5,8% em relação a 3 meses antes (novembro de 2020).

Qual a taxa de desemprego em Portugal?

Nos últimos anos, Portugal vinha em um processo de recuperação da economia e do mercado de trabalho, após a crise de 2008. Nos primeiros anos depois da crise, o desemprego chegou a atingir 16,2% em 2013, o índice mais alto dos últimos anos. Entretanto, desde 2014 o índice estava diminuindo no país.

Qual é a taxa de desemprego dos jovens?

O desemprego jovem, porém, registou um aumento. Em 2021 a taxa de desemprego foi 6,6% e a taxa de subutilização do trabalho foi 12,5%, tendo ambas diminuído em relação a 2020 (0,4 p.p. (pontos percentuais) e 1,6 p.p., respetivamente), concluiu o INE, que publicou os dados do emprego referentes ao quarto trimestre e à totalidade do ano de 2021.

Quantos desempregados existem no Brasil?

A população desempregada diminuiu 85 mil pessoas face ao trimestre homólogo (fixando-se em 318,7 mil pessoas). Este é também o valor mais baixo da década na população desempregada, no terceiro trimestre.

Quais são as taxas de desemprego mais atuais?

Nas tabelas abaixo você pode acompanhar as taxas de desemprego mais atuais com referência no trimestre encerrado naquele mês, nas análises do IBGE. Ainda segundo o instituto, a taxa de desocupação foi de 11,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2021. Acompanhe na tabela:

Como calcular a taxa de desemprego?

Para a População Desocupada (PD) são contabilizadas as pessoas que não têm trabalho, mas estão à procura de um. Já a População Economicamente Ativa (PEA) inclui todas as pessoas desempregadas e empregadas. O cálculo da taxa de desemprego é feito como na fórmula: Taxa de desemprego = [PD ÷ PEA] x 100%.

Qual é a maior região do Brasil em relação a taxa de desemprego?

O Nordeste conseguiu manter a estabilidade, mas fica em primeiro lugar do país em relação à taxa de desemprego, fechando o ano passado em 17,1%. O Sul foi a única região que conseguiu alcançar níveis pré-pandemia e ainda marcou a menor taxa do país, com 7,8%, contra 8,7% em 2020.

Qual a taxa de desemprego do Nordeste?

Avaliando por regiões, o Norte foi o único que teve alta de 0,6 ponto porcentual, evoluindo de 12,5% em 2020 para 13,1% em 2021. O Nordeste conseguiu manter a estabilidade, mas fica em primeiro lugar do país em relação à taxa de desemprego, fechando o ano passado em 17,1%.

Qual a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos?

O desemprego entre os jovens cresceu em relação ao último trimestre de 2019, quando a taxa era de 23,8%. Segundo a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy, o crescimento é esperado devido às dispensas de trabalhadores temporários contratados para o período de final do ano.

Como os jovens são afetados pelo desemprego no Brasil?

Jovens são afetados pelo desemprego no Brasil, tanto pela substituição da mão de obra física por máquinas quanto pela substituição de mão de obra qualificada por inteligência artificial – Arte de Lívia Magalhães sobre foto de Pixabay Os jovens formam um dos grupos mais afetados pelo desemprego no Brasil.

Quem não possui um emprego pode ser considerado desempregado?

Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego. Veja alguns exemplos de pessoas que, embora não possuam um emprego, não podem ser consideradas desempregadas:

Qual é a taxa de emprego mais alta do mundo?

Os índices foram bem mais altos do que a média nacional, de 14,7%. Entre as pessoas com idades entre 14 e 17 anos, a taxa chegou a 46,3%, o maior percentual da série histórica.

Postagens relacionadas: