Torre dos clerigos

torre dos clerigos

Onde fica a Torre dos Clérigos?

Considerada por muitos como o ex-libris da cidade do Porto, a Torre dos Clérigos é uma torre sineira que faz parte da igreja da Irmandade de São Pedro dos Clérigos, no alto da Calçada da Natividade (actual Rua dos Clérigos), situada no coração da Baixa do Porto.

Onde fica a Igreja dos Clérigos?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Igreja e Torre dos Clérigos (século XVIII) é um notável conjunto arquitetónico situado na cidade do Porto, Portugal, sendo considerado o cartão-postal dessa cidade. O conjunto localiza-se no topo da Rua dos Clérigos, entre as ruas de São Filipe Néri ( ou São Filipe Nery) e da Assunção.

Qual é a arquitetura dos Clérigos?

A arquitetura dos Clérigos caracteriza-se pela irregularidade e exagero das formas que originam um efeito cénico surpreendente.

Quais são as principais características do primeiro andar da Igreja dos Clérigos?

O primeiro andar apresenta uma porta encimada pela imagem de São Paulo, tendo por baixo, gravado num medalhão, um texto de São Paulo, na Carta aos Romanos que diz: SALUTEM MARIAM QUAE MULTUM LABORAVIT IN NOBIS. do inicio do séc. XIX (col. priv.) Capela de Nossa Sra da Lapa na Igreja dos Clérigos (arq. priv.)

Como foi a construção da Torre dos Clérigos?

O objetivo da construção do conjunto arquitetônico dos Clérigos com a Irmandade começou por ser uma associação de fiéis.

Onde fica a Igreja dos Clérigos?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Igreja e Torre dos Clérigos (século XVIII) é um notável conjunto arquitetónico situado na cidade do Porto, Portugal, sendo considerado o cartão-postal dessa cidade. O conjunto localiza-se no topo da Rua dos Clérigos, entre as ruas de São Filipe Néri ( ou São Filipe Nery) e da Assunção.

Por que a Torre e a igreja foram construídas?

A torre e igreja foram construídos entre 1735 e 1748 pela irmandade dos Clérigos Pobres na Colina dos Enforcados. E o lugar tem esse nome pois era lá que o exército real português enforcava os seus inimigos lá pelos idos e 1.500, na mesma época que os portugueses chegaram no Brasil.

Qual é a origem da Torre?

A torre é a obra prima de arquitetura do italiano Nicolau Nasoni. A sua origem italiana explica o estilo marcadamente rococó da Torre, e de muitas outras construções na cidade, onde Nasoni colaborou. Nasoni, italiano, mas portuense de coração, marcou da sua marca barroca numerosos edifícios emblemáticos do norte de Portugal.

Quais são os estilos arquitectónicos da Torre dos Clérigos?

A Torre dos Clérigos, é incontestavelmente o ex-líbris da cidade, e um excelente miradouro sobre esta. Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.

Como surgiu a Igreja dos Clérigos?

O projeto da Igreja dos Clérigos, de autoria de Nicolau Nasoni, foi aprovado na reunião da Irmandade dos Clérigos, em dezembro de 1731. As obras arrancaram em abril de 1732, com a abertura dos alicerces, iniciando-se assim a construção daquela que viria a ser a primeira igreja em Portugal com planta em forma de elipse.

Qual é a origem da Rua dos Clérigos?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A Rua dos Clérigos é um arruamento na freguesia de Vitória da cidade do Porto, em Portugal . Via que estabelecia a ligação entre a porta de Santo Elói e a porta do Olival, pelo lado externo às Muralhas Fernandinas do Porto, foi durante muitos séculos chamada calçada da Natividade.

Quais são os altares da Igreja dos Clérigos?

A cúpula ostenta o brasão de armas da Irmandade dos Clérigos, em granito fingido, e assenta sobre seis pilastras, destacando-se dois púlpitos e duas grades, os exemplares mais antigos de talha dourada na igreja, e se abrem quatro altares laterais: o do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora das Dores, Santo André Avelino e São Bento.

Postagens relacionadas: