Conjunções e locuções

conjunções e locuções

Quais são as conjunções e locuções conjuntivas?

As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras. Essa classe de palavras pode ser dividida em conjunções subordinativas e conjunções coordenativas, e cada uma dessas classificações possui suas subdivisões conforme a estrutura e o sentido determinados.

Quais são as conjunções e locuções conclusivas de uma oração?

As conjunções e locuções conclusivas podem vir no início, no meio ou no fim da oração. A conjunção “pois” não aparece no início da oração. Se estiverem no meio ou no fim, devem ser isoladas por vírgula (s).

Quais são as conjunções conclusivas?

Conjunções conclusivas exprimem uma relação de conclusão: logo, pois (posposto ao verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim. Exemplo: A candidata fez uma bela campanha, portanto deverá se eleger.

Qual a função da conjunção?

Lembre-se que a conjunção é uma palavra invariável que liga duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática dentro de uma oração. Ou seja, ela desempenha o papel de conectivo na frase.

Quais são as locuções conjuntivas?

A maioria das locuções conjuntivas são compostas por advérbios, preposições e particípios acompanhados da conjunção que. Algumas locuções conjuntivas: As locuções conjuntivas podem ligar duas orações com sentidos independentes, são chamadas de Locuções Conjuntivas Coordenativas e se distribuem em cinco classes.

Quais são as conjunções conjuntivas?

As locuções conjuntivas, bem como as conjunções, classificam-se em coordenativas e subordinativas. As conjunções coordenativas ligam termos que exercem a mesma função sintática ou orações independentes, coordenadas. Elas são classificadas em: Aditivas, quando indicam soma, adição: e, nem, mas, também, mas ainda.

Quais são as Conjunções consecutivas?

As conjunções consecutivas exprimem uma relação de consequência: tal/tanto/tão/tamanho… que, de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que. Exemplo: A chuva foi tanta, que os jogadores adiaram a partida. Essas conjunções exprimem uma relação de finalidade: para que, a fim de que, porque (= para que).

Quais são as conjunções coordenativas?

As conjunções coordenativas ligam termos que exercem a mesma função sintática ou orações independentes, coordenadas. Elas são classificadas em: Aditivas, quando indicam soma, adição: e, nem, mas, também, mas ainda.

Quais são os tipos de conjunções?

As conjunções são classificas em dois grupos: coordenativas e subordinativas. As conjunções coordenativas são aquelas que ligam duas orações independentes. São divididas em cinco tipos: 1. Conjunções Aditivas Essas conjunções exprimem soma, adição de pensamentos: e, nem, não só...mas também, não só...como também.

Quais são as conjunções que exprimem conclusão de pensamento?

Conjunções Conclusivas. Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida. 5. Conjunções Explicativas.

Quais são as conjunções subordinativas?

Conjunções Explicativas Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. Exemplo: Não choveu, porque nada está molhado. As conjunções subordinativas servem para ligar orações dependentes uma da outra e são divididas em dez tipos: 1. Conjunções Integrantes

Quais são as conjunções coordenativas?

As conjunções coordenativas ligam orações coordenadas. Estas orações, embora estejam ligadas por conjunções, podem ser entendidas separadamente porque apresentam sentidos completos e autônomos. As conjunções coordenativas conclusivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a conclusão da ideia iniciada na primeira oração.

Postagens relacionadas: