Renovar carta de condução

renovar carta de condução

Quanto custa renovar carta de condução?

O custo da renovação da sua carta de condução, quando feita presencialmente aos balcões, é de: 30 euros, para condutores com idade inferior a 70 anos. Poderá fazer o pagamento em numerário, em cheque ou multibanco.

Quais as alterações legislativas sobre a renovação da Carta de condução?

As regras para a renovação da carta de condução alteraram-se e, se o processo de pedido tornou-se mais simples, chegaram algumas novidades sobre a idade. As alterações legislativas sobre a renovação da carta de condução vieram alterar um panorama que já conhecíamos bastante bem.

Quais são as regras de renovação da Carta de condutor?

A sua revalidação é obrigatória, segundo a lei, e tem de respeitar determinados períodos, dependente da idade do condutor e do tipo de veículo. Com as alterações constantes na lei, é natural que os condutores não estejam a par das regras de renovação da carta.

Como revalidar a carta de condução?

A forma mais simples e mais barata de revalidar a carta de condução é pela internet. - Devido à pandemia de COVID-19, as cartas de condução com validade entre 1 de setembro de 2020 e 30 de junho de 2021 continuam válidas por mais 10 meses, a partir da data em que caducam.

Como renovar a carta de condução?

As pessoas com carta de condução têm de a renovar em certas idades, dependendo dos tipos de carta que têm. A forma mais simples e mais barata de revalidar a carta de condução é pela internet.

Como revalidar carta de condução?

No IMTOnline ou, presencialmente, num balcão do IMT, Espaço do Cidadão ou junto de um Parceiro do IMT. Encontre o serviço mais perto de si, aqui. Quais os documentos que necessito para tratar da revalidação da carta de condução?

Quais são os requisitos para obter a carta de condução?

Categoria C1 – Esta categoria inclui automóveis pesados de mercadorias e com peso bruto inferior a 7500 kg. A idade mínima necessária é de 18 anos. Categoria C – Inclui veículos da categoria C1, tratores, máquinas agrícolas, florestais ou industriais. A idade mínima de um condutor de categoria é 21 anos.

Quanto custa a 2a via da Carta de condução?

Quanto custa a 2ª via da carta de condução? €15 para condutores com idade igual ou superior a 70 anos; €30 para os restantes condutores. Se fizer o pedido através dos serviços do IMT Online, beneficia de 10% de desconto.

Quais as alterações legislativas sobre a renovação da Carta de condução?

As regras para a renovação da carta de condução alteraram-se e, se o processo de pedido tornou-se mais simples, chegaram algumas novidades sobre a idade. As alterações legislativas sobre a renovação da carta de condução vieram alterar um panorama que já conhecíamos bastante bem.

Quando é a primeira renovação de um condutor?

Assim, condutores do Grupo I, Categorias A ou B, com carta anterior a 2013, fazem a primeira renovação aos 50. Condutores encartados entre 2013 e 2016 renovam na data indicada na sua carta. Para os condutores mais recentes, de Julho de 2016 em diante, a renovação dá-se de 15 em 15 anos.

Quais são os locais recomendados para renovar a carta de condução?

Os locais recomendados são os balcões do IMT-IP, os Serviços Online do IMT-IP, os Espaços do Cidadão ou os parceiros designados pelo IMT-IP. Veja os locais designados pelo IMT-IP onde pode efetuar a renovação da carta de condução aqui.

Qual a idade para renovar a carta de condução?

Mais de dois anos sem renovar o documento levará à execução de um novo exame de condução especial para voltar a estar habilitado a conduzir. Ultrapassados os cinco anos com a carta de condução caducada, a mesma é cancelada e, caso queira voltar a conduzir, é necessário obtê-la de novo.

Postagens relacionadas: