Chefe do estado maior general das forças armadas

chefe do estado maior general das forças armadas

Quem é o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas?

O Almirante António Silva Ribeiro exerce o cargo de Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, desde o dia 1 de março de 2018.

Quando foi criado o Estado-Maior-General das Forças Armadas?

Em 1974, é efetivada a criação do Estado-Maior-General das Forças Armadas na dependência do CEMGFA. A 10 de junho de 2021, foi agraciado com o grau de Membro-Honorário da Ordem Militar de Cristo.

Quem é o chefe do EMCFA?

O chefe do EMCFA é indicado pelo ministro da Defesa e nomeado pelo Presidente da República, tal como os comandantes das forças e terá o mesmo nível hierárquico destes e ascendência sobre todos os demais militares de qualquer uma das Força, exceto sobre os próprios comandantes.

Qual é o nome do Estado-Maior das Forças Armadas?

Esta é a lista dos ministros-chefes do Estado-Maior das Forças Armadas do Brasil . O Estado-Maior das Forças Armadas, mais conhecido pela sigla EMFA, foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.107, de 1 de abril de 1946, com o nome de Estado-Maior Geral, alterado para esse nome pela Lei nº 600-A, de 24 de dezembro de 1948.

Quem é o chefe do Estado-Maior da Armada?

O Chefe do Estado-Maior da Armada ( CEMA) é o comandante da Marinha Portuguesa e, por inerência, a Autoridade Marítima Nacional de Portugal. Sendo o atual CEMA o Almirante António Mendes Calado.

Quem é o general de Exército?

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o general de Exército Laerte de Souza Santos para o cargo de chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 20, e valerá a partir do dia 1º de junho. Santos era comandante Logístico do Exército.

Quais são os direitos do chefe do EMCFA?

Além de assessorar permanentemente o ministro da Defesa, cabe ao chefe do EMCFA coordenar a interoperabilidade das três Forças Singulares, sobretudo no que se refere ao emprego das tropas. Entre suas atribuições está também a coordenação do comitê integrado pelos chefes de Estados-Maiores dos Comandos Militares.

Qual é o nível hierárquico do chefe do EMCFA?

Chefe do EMCFA. O chefe do EMCFA é indicado pelo ministro da Defesa e nomeado pelo Presidente da República, tal como os comandantes das forças e terá o mesmo nível hierárquico destes e ascendência sobre todos os demais militares de qualquer uma das Força, exceto sobre os próprios comandantes. Quem escolhe o Comandante do Exército?

Qual a função da chefia de operações conjuntas?

À Chefia de Operações Conjuntas compete: I - assessorar o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas nos assuntos relativos a: a) exercícios de adestramento conjunto das Forças Armadas; b) emprego conjunto das Forças Armadas em operações reais, de paz, de ajuda e desminagem humanitárias, de defesa civil e em atividades subsidiárias;

Postagens relacionadas: