Para que serve a vitamina d

para que serve a vitamina d

Qual a importância da vitamina D para o organismo?

A vitamina D é considerada um hormônio esteroide, ou seja, uma substância produzida pelo corpo humano e de fundamental importância para o correto funcionamento do organismo, sobretudo para a manutenção do vigor, força dos ossos e dos músculos1.

Como é produzida a vitamina D?

Na forma da vitamina D3, ou colecalciferol, essa vitamina é produzida no organismo através da exposição da pele à luz solar, ou pode ser obtida através do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes e leite.

Quais são os benefícios da vitamina D para a perda de peso?

Os benefícios da vitamina D para a perda de peso são extremamente significativos. Em primeiro lugar, há uma importante relação entre os níveis de vitamina D e a capacidade do corpo de queimar gordura.

Quais são os alimentos que são melhores fontes de vitamina D?

Se a produção de vitamina D pelo corpo se revela insuficiente, é possível suprir o déficit através do consumo de alimentos com altas concentrações de vitamina D. Os alimentos mais adequados como fontes de vitamina D são os peixes gordurosos, como a sardinha, o atum, o arenque e o salmão. Veja aqui os alimentos que são melhores fontes de vitamina D.

Quais são as funções da vitamina D?

As funções da vitamina D no organismo são: Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino; Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis; Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla; Aumentar a produção de músculos;

Quais são as consequências do excesso de vitamina D no organismo?

O excesso de vitamina D no organismo geralmente acontece com o uso de suplementos e pode causar o enfraquecimento dos ossos, a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, o que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca.

Quais são os alimentos ricos em vitamina D?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel produzida naturalmente no organismo através da exposição da pele à luz solar, além de também poder ser obtida em maiores quantidades por meio do consumo de alguns alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite, por exemplo.

Qual a importância da vitamina D para a saúde óssea?

A vitamina D desempenha um papel fundamental na saúde óssea. É responsável pela otimização da absorção de todo o cálcio que ingerimos e evita a sua eliminação renal, disponibilizando-o para o osso e todas as funções que tem no organismo. Essa é a sua principal ação, mas tem muitas mais.

Quais são os benefícios da vitamina D para o emagrecimento?

Outro benefício da vitamina D para o emagrecimento se dá pelo auxílio à absorção de nutrientes necessários ao funcionamento adequado do organismo, o que assegura que o corpo receba os nutrientes necessários, contribuindo para a perda de peso e redução do apetite.

Quais são as melhores vitaminas para a perda de peso?

As Vitaminas podem ajudar na perda de peso, aumentando os níveis de energia, reduzindo o estresse, queima de gordura e ajudar na digestão. Aqui estão as 9 melhores vitaminas para a perda de peso (bem, há alguns minerais jogados lá, também). 1. Complexo de vitamina B:

Quais são as funções da vitamina D?

O humor também se beneficia das funções vitamina D através de sua influência em outro hormônio, o cortisol, que está ligado aos efeitos nocivos do estresse. A presença de vitamina D ajuda a diminuir os níveis deste hormônio. 7. Ajuda na manutenção da performance mental

Quais são as causas da falta de vitamina D?

Principais causas da falta de vitamina D. Além do baixo consumo de alimentos que contém vitamina D, da falta de exposição solar adequada, devido ao uso excessivo de protetor solar, pele morena, mulata ou negra, a falta de vitamina D pode estar relacionada a algumas situações, como por exemplo: Pedras na vesícula.

Postagens relacionadas: