Ferritina valores de referência

ferritina valores de referência

Qual o valor da ferritina?

Qual é o nível normal de ferritina no exame de sangue? Dra. Nicole Geovana. Medicina de Família e Comunidade. O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa.

Como é feito o exame de ferritina?

O exame de ferritina é principalmente indicado pelo médico para avaliar os níveis de ferro no organismo e, por isso, costuma ser indicada a sua dosagem juntamente com a dosagem de ferro sérico, transferrina, em alguns casos, e com a realização do hemograma.

Quais são os sintomas de ferritina baixa?

Sintomas de ferritina baixa: Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

Qual é o valor de referência da ferritina?

O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa. A ferritina é uma proteína responsável pelo armazenamento do ferro dentro das células do nosso organismo.

Por que a ferritina é alta?

A obesidade e a síndrome metabólica são reconhecidamente doenças que cursam com aumento da atividade inflamatória no organismo, por isso é comum que tais pacientes tenham aumento da ferritina em seus exames. Como quase metade da população está acima do peso, explica-se em parte essa “epidemia” de ferritina alta.

Qual é o nível normal da Ferritina no exame de sangue?

Dra. Nicole Geovana O valor de referência da ferritina é entre 40 a 200 ng/mL (mcg/L). Esse valor pode variar de acordo com o gênero e com a idade da pessoa.

Por que a ferritina está baixa?

Dra. Janyele Sales A ferritina é uma molécula de proteína que armazena ferro. Portanto, quando a ferritina está baixa indica que as reservas de ferro também estão baixas, sendo um possível indício de anemia atual ou futura.

Quais são os sintomas de ferritina alta?

Os sintomas de ferritina alta podem indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos, também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a: 1 Anemia hemolítica; 2 Anemia megaloblástica; 3 Doença hepática alcoólica; 4 Linfoma de Hodgkin; 5 Infarto do miocárdio em homens; 6 Leucemia; 7 Hemocromatose;

Quais são os tratamentos para ferritina?

1 Tratamentos específicos Quelantes: Medicamentos quelantes são aqueles que se ligam ao ferro em excesso e ajudam a eliminá-los do organismo. ... 2 Mudanças de estilo de vida Exercício físico: A prática regular de exercícios ajuda a reduzir os níveis de ferritina, além de contribuir para a melhora de fatores de risco ... 3 Outros tratamentos

Por que a ferritina baixa na gravidez é normal?

Porém, na mulher é normal existir ferritina baixa na gravidez devido ao aumento da quantidade de sangue e da passagem de ferro pela placenta para o bebê. O exame não necessita de jejum para ser feito e é realizado a partir de amostra de sangue.

Postagens relacionadas: