Clavicula

clavicula

Quais são as características da clavícula?

Função e características da clavícula. Uma das principais funções da clavícula, que é um osso par, é ligar os membros superiores do tronco. Outras características da clavícula são as seguintes: – Ainda que seja um osso longo, não há cavidade medular (medula óssea), sendo a clavícula consistida de osso esponjoso ...

Quais são as inserções da clavícula?

Inserções. A clavícula dá origem a quatro músculos ( peitoral maior, esternocleidomastóideo, deltoide e esterno-hióideo) e recebe a inserção distal de dois ( subclávio e trapézio ); também contém as inserções dos ligamentos costoclavicular, trapezoide e conoide (estes 2 últimos formam o ligamento coracoclavicular) .

Como é feito o tratamento da clavícula?

Nesse tratamento, os fragmentos são realinhados e parafusados utilizando uma placa metálica que os mantêm no lugar durante o processo de cicatrização. Conforme a clavícula cicatriza, a placa de metal e os parafusos são substituídos por pinos, que podem ser removidos posteriormente

Qual a diferença entre clavícula e tronco?

Clavícula Compartilhe no Facebook! Compartilhe no Twitter! Compartilhar!! A clavícula é um osso presente no esqueleto humano que liga os membros superiores ao tronco. É um osso subcutâneo e palpável e é classificada como osso longo, porém sem cavidade medular (medula óssea), mas com partes cortical (compacta) e esponjosa (trabecular).

Qual a função das clavículas?

A etimologia está ligada a uma chave de tamanho pequeno, embora o conceito seja usado dentro da estrutura da anatomia. As clavículas são os ossos do ser humano que estão na parte superior do tórax, articulando-se com o acrômio da omoplata e do esterno.

Quais são as articulações da clavícula?

Na clavícula encontramos duas articulações do tipo diartrose planar. Esse tipo de articulação também é conhecido como articulação de eixo duplo - na qual duas cavidades articulares são separadas por uma camada de cartilagem articular. A articulação acromioclavicular é formada pela extremidade acromial da clavícula e pelo acrômio da escápula.

Qual é o formato da clavícula?

Outras características da clavícula são as seguintes: – Ainda que seja um osso longo, não há cavidade medular (medula óssea), sendo a clavícula consistida de osso esponjoso (trabecular) e com revestimento de osso compacto;

Qual a função da clavícula no braço?

O que é a clavícula? A clavícula é um osso que ajuda nossos braços a se movimentar. Ela faz a ligação entre o braço e o tronco. Se você passar a mão do ombro até o meio do peito, você poderá senti-la!

O que é a clavícula? A clavícula é um osso que ajuda nossos braços a se movimentar. Ela faz a ligação entre o braço e o tronco. Se você passar a mão do ombro até o meio do peito, você poderá senti-la!

Qual é a face superior da clavícula?

Qual é a função da clavícula?

Assim, a clavícula é um dos importantes componentes que permitem a mobilidade dos nossos membros superiores, e a implicação de força através dos mesmos. As fraturas nessa importante estrutura óssea são bastante comuns, e representam de 3-5% das fraturas sofridas por pessoas adultas, segundo especialistas.

Como tratar uma fratura de clavícula sem desvio?

Entre as causas mais freqüentes de fratura existem as quedas, lesões esportivas e acidentes de trânsito. Os recém-nascidos podem quebrar a clavícula no nascimento. A fratura de clavícula sem desvio é tratada com gelo, analgésicos, fisioterapia e repouso.

Quais são os sintomas da clavícula quebrada?

A clavícula quebrada (fraturada) pode ser identificada facilmente por meio de alguns sinais e sintomas, como dor e inchaço local, dificuldade para levantar o braço, devido à dor, aumento da sensibilidade no local e hematoma, em alguns casos. Além disso, é possível perceber uma deformação na região da clavícula.

Quanto Tempo Demora para colar a clavícula?

Posteriormente é iniciada a fisioterapia para a fratura de clavícula. Uma fratura da clavícula demora de 12 a 16 semanas para consolidar ou colar. Aproximadamente após 2 meses, os pacientes estão com o movimento do ombro próximo da normalidade e com 3 a 4 meses são iniciados os exercícios para ganho de força muscular.

Postagens relacionadas: