Vales livros escolares

vales livros escolares

Como reutilizar livros escolares usados?

Da mesma forma, quem pretende entregar livros escolares usados para que os mesmos possam ser reutilizados, apenas terá de se dirija a um dos bancos e aí deixe os livros. Os responsáveis pelo menos farão a seleção destes, de modo a poderem ser reutilizados.

Quem deve devolver os livros no final do ano letivo?

Os encarregados de educação terão que se comprometer a devolver os livros no final do ano letivo, em bom estado de conservação.

Quais são os manuais escolares gratuitos?

Os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 1.º ciclo (1.º ao 4.º ano) e do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos) do ensino público no ano letivo 2018/2019. Os manuais escolares vão ser gratuitos para todos os alunos do 3.º Ciclo e Secundário Concelho de Lisboa do ensino público no ano letivo 2018/2019.

Por que ter um livro físico é tão importante?

Ter o livro físico é de extremo prazer para os leitores mais conservadores, o sentimento de nostalgia, o cheiro e o folhear das páginas traz uma experiência agradável e única, que o digital ainda não proporciona.

Por que comprar livros escolares usados?

Mas não fica por aqui: se as pessoas contribuírem com livros escolares usados, a poupança vai até 80%. Usando este serviço, uma família que gaste cerca de 215 euros por ano em livros por cada filho, pode ver essa despesa reduzida até aos 43 euros.

Como funciona o movimento pela reutilização dos livros escolares?

O objectivo único deste movimento é tornar a reutilização de livros escolares uma prática Universal em Portugal. Todo e qualquer produto ou serviço prestado por ou para o Movimento pela reutilização dos livros escolares ou a qualquer um dos seus bancos de recolha de livros escolares é gratuito. Nenhuma actividade deste movimento envolve dinheiro.

Como evitar o desperdício de livros escolares usados?

O mercado de produtos em segunda mão vê as vendas de livros escolares usados dispararem nesta época do ano e a razão é óbvia. Saiba onde encontrar. O orçamento familiar deve comportar as despesas de educação dos mais novos; mas se estas puderem ser reduzidas, tanto melhor. Uma das formas de o conseguir é adquirir livros escolares usados.

O que fazer com os livros didáticos usados no início do ano letivo?

Que tal doar seus livros didáticos usados a alunos de séries anteriores? Essa dica também é válida para quem quiser adquirir os próximos títulos adotados na escola. Dessa forma, você promove o reúso e ainda consegue os livros de forma gratuita. Gabriela é jornalista, editora do Estante Blog e foi repórter em um jornal carioca.

Como ter acesso aos manuais escolares gratuitos?

A plataforma eletrónica MEGA – Manuais Escolares Gratuitos faz a gestão de todo o processo de atribuição gratuita de manuais escolares, tanto novos como usados (são distribuídos de forma aleatória). Por isso, o primeiro passo para ter acesso aos manuais escolares gratuitos é proceder ao registo na plataforma.

Quem tem direito a manuais escolares gratuitos?

Todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória no ensino público, do 1.º ano ao 12.º ano (ou ensino privado com contrato de associação) em Portugal Continental, têm direito a manuais escolares gratuitos. Como os arquipélagos têm gestão de educação autónoma, não estão incluídos no programa MEGA.

Como são atribuídos os manuais escolares?

Como são atribuídos os manuais escolares? A atribuição dos manuais escolares é feita através de um sistema de vales. Na conta de cada encarregado de educação, são disponibilizados vales (um para cada manual). Estes vales devem depois ser trocados por manuais escolares em qualquer papelaria aderente, no caso de serem atribuídos manuais novos.

Como fazer o pedido de manuais escolares gratuitos?

Já está aberto o acesso à Plataforma Mega, onde os encarregados de educação podem fazer o pedido dos manuais escolares gratuitos que serão usados pelos seus educandos no ano letivo 2019-2020. Este ano os manuais são gratuitos para todos os alunos até ao 12º ano.

Postagens relacionadas: