Vespa asiática como identificar

vespa asiática como identificar

Qual a diferença entre vespa asiática e vespa comum?

Ao contrário da vespa comum, a vespa asiática, quando se sente em perigo, organiza-se para atacar em grupo, pelo que pode também ser bastante perigosa para o ser humano e para os outros animais, pelo que deve ser tratada com todas as cautelas. Já há registo de casos de ataque com mortes humanas em Portugal.

Por que a vespa asiática é uma ameaça para a saúde pública?

A vespa asiática constitui também uma ameaça para a saúde pública, reagindo modo bastante agressivo quando tem os ninhos ameaçados, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O ano passado, as mortes de quatro pessoas em Portugal foram associadas a picadelas deste inseto .

Qual é o ciclo biológico da vespa asiática?

A vespa-asiática é uma espécie diurna, com um ciclo biológico anual, que apresenta a sua máxima atividade durante o verão, quando atacam em massa as colmeias. Durante o inverno, as rainhas hibernam fora do ninho, em árvores, em rochas ou no solo.

Quanto tempo dura um ninho de vespa asiática?

Ninho de vespa asiática Com a saída das obreiras, o crescimento do ninho e da colónia é exponencial. A duração média de vida das obreiras é variável em função das temperaturas, mas poderá ser entre 30 e 55 dias, semelhante ao da vespa-europeia.

Qual a diferença entre vespa europeia e asiática?

Cor do abdómen: a vespa asiática tem grande parte do abdómen negro, com o quarto segmento alaranjado e listas finas alaranjadas nos outros. A vespa europeia tem só metade do abdómen negro e é predominantemente amarelo (em particular os últimos quatro segmentos).

Quais são os alimentos da vespa asiática?

Alimenta-se de outros insetos, entre eles pulgões, borboletas, abelhas e formigas. A vespa asiática tem quase todo o corpo negro, exceto pelas bordas das pernas, asas e linhas finas da cauda, que são amarelas. Ela habita do norte da Índia até as montanhas da China e chegou na Europa depois de viajar em um barco.

Quais são os insetos da vespa asiática?

Alimenta-se de outros insetos, entre eles pulgões, borboletas, abelhas e formigas. A vespa asiática tem quase todo o corpo negro, exceto pelas bordas das pernas, asas e linhas finas da cauda, que são amarelas.

Qual é o nome da vespa comum?

Vespa comum Seu nome científico é Vespula vulgaris e é um inseto nativo da Eurásia. No entanto, foi introduzida pelo homem na Nova Zelândia e na Austrália. A vespa comum – foto que abre este artigo – mede entre 12 e 17 milímetros (a rainha mede 20 milímetros), e seu corpo tem listras amarelas e pretas na parte inferior do abdômen.

Qual é a origem da vespa asiática?

A vespa-asiática é originária das regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia, e encontra-se presente sobretudo nas zonas montanhosas e mais frescas da sua área de distribuição.

Quanto tempo dura um ninho de vespa asiática?

Ninho de vespa asiática Com a saída das obreiras, o crescimento do ninho e da colónia é exponencial. A duração média de vida das obreiras é variável em função das temperaturas, mas poderá ser entre 30 e 55 dias, semelhante ao da vespa-europeia.

Como se preparar para as vespas asiáticas?

A vespa-asiática causa menos de 20 mortes por ano na Europa e apenas 40 na Ásia, seu local de origem. A melhor maneira de se preparar é estar ciente de que as vespas estão se defendendo de seus agressores. Portanto, não tente provocá-las, manipulá-las ou capturá-las por conta própria.

Quais são as fases de crescimento da Vespa velutina?

(1) Ciclo anual com 2 fases de crescimento: A primeira fase para a rainha (Fevereiro a Abril) e a outra fase para o crescimento da colónia (obreiras) (Abril a Novembro). (3) Figura 1. Ciclo biológico da Vespa velutina (Fonte: 3))

Postagens relacionadas: