Abelhas

abelhas

Qual é a origem das abelhas?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nota: Para outros significados, veja Abelha (desambiguação). (sem classif.) Abelhas são insetos voadores, conhecidos pelo seu importante papel na polinização. Pertencem à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, e são aparentados das vespas e formigas .

Qual a classificação da abelha?

Abelhas são animais pertencentes à Família Apidae. Elas geralmente não ultrapassam três centímetros de comprimento; e o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Elas possuem também olhos compostos, dois pares de asas, três pares de pernas e um de antenas.

Como é o corpo das abelhas?

As abelhas são insetos, apresentando assim corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. O corpo delas é revestido por exoesqueleto, o qual possui algumas regiões cobertas por pelos.

Como as abelhas vivem?

As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.

Qual é a função das abelhas?

A anatomia dos operárias coíbe fisicamente o acasalamento, e então seus ovos nunca são fertilizados. No caso das abelhas, um óvulo não fertilizado sempre dá à luz um macho. Uma rainha saudável, por outro lado, é capaz de gerir descendentes de ambos os sexos, concebendo ovos fertilizados ou não. Os óvulos não fertilizados nascem sempre machos.

Quantas espécies de abelhas existem no mundo?

Vale destacar que no mundo existem várias espécies de abelhas, sendo conhecido atualmente um total de mais de 20 mil espécies. Neste texto vamos abordar um pouco mais a respeito das abelhas Apis mellifera, a espécie mais conhecida, estudada e também criada em todo o mundo.

Quais são as principais partes do corpo da abelha?

As pernas e as asas, que são os órgãos locomotores das abelhas, estão no tórax. As pernas são encontradas no número de seis (três pares), cada par em um segmento, sendo responsáveis, além da locomoção, pelo transporte do pólen, manipulação da cera e própolis, além da limpeza do corpo da abelha.

Como as abelhas vivem?

As abelhas vivem em sociedades, nas quais é possível observar a divisão de tarefas entre os indivíduos. Quando observamos uma colmeia, verificamos que os indivíduos que nela vivem trabalham de forma cooperativa e há uma divisão em castas. As três castas são a rainha, o zangão e a operária.

Como é dividido o corpo da abelha?

Anatomia da abelha. As abelhas assim como os demais artrópodes, apresentam exoesqueleto de quitina, dividido em cabeça, tórax e abdome. Cabeça: dividida em um par de antenas, olhos simples ou ocelos, olhos compostos e mandíbula. Antenas: formadas por três partes, são elas: Escapo: unido à cabeça; Pedicelo;

Qual a função das abelhas?

As abelhas, como os demais insetos, apresentam um esqueleto externo chamado exosqueleto. Constituído de quitina, o exosqueleto fornece proteção para os órgãos internos e sustentação para os músculos, além de proteger o inseto contra a perda de água. O corpo da abelha divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdómen.

Qual é a anatomia da abelha?

A anatomia da abelha tem uma eficiência impressionante. Com a anatomia das abelhas, cada elemento tem um propósito claro e bem definido, a ponto de ser ajustado para refletir as diferenças de papéis entre operária, zangão e abelha rainha.

O que acontece com as abelhas após o nascimento?

Logo após o nascimento, as abelhas possuem a forma de larvas brancas que se parecem com pequenas lagartas. Elas ficam no fundo os alvéolos, onde se alimentam até chegar ao fim dessa fase.

Você sabia que os cogumelos podem “falar” uns com os outros? A maioria das abelhas em uma colmeia são operárias, enquanto há entre 200 e 300 zangões responsáveis ​​pelo acasalamento com a rainha. A vida útil de uma abelha varia dependendo da sua casta. Os zangões têm o menor tempo de vida porque morrem logo após o acasalamento.

Qual a função das abelhas?

Postagens relacionadas: