Produtos cosmeticos infarmed

produtos cosmeticos infarmed

Quais são as atribuições do Infarmed?

O Infarmed tem por missão regular e supervisionar os sectores dos medicamentos de uso humano e produtos de saúde, segundo os mais elevados padrões de proteção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos e produtos de saúde de qualidade, eficazes e seguros. São atribuições do Infarmed:

Por que os produtos cosméticos não devem prejudicar a saúde humana?

Os produtos cosméticos não devem prejudicar a saúde humana quando utilizados em condições normais ou razoavelmente previsíveis, tendo em conta, a sua apresentação, a rotulagem, as instruções de utilização ou de eliminação, as menções publicitárias, bem como, qualquer outra indicação ou informação da pessoa responsável.

O que fazer para evitar o uso de cosméticos?

A realização de estudos de segurança decorrentes do uso de cosméticos; A realização e o seguimento de ações corretivas, se necessário.

Quem são os fabricantes e importadores de cosméticos?

Os fabricantes e os importadores de cosméticos eram sempre os responsáveis pela composição, fabrico e acondicionamento dos seus produtos, competindo à Direção-Geral da Saúde fiscalizar a execução do disposto no Decreto-Lei. Diretiva nº 76/768/CEE, de 27 de julho: inicia a regulação dos cosméticos a nível comunitário.

Para os naturais, em geral, a produção é feita de maneira sustentável, pensando em todo o ciclo da cadeia. Já os cosméticos tradicionais são compostos por diversas substâncias poluentes, muitas delas derivadas do petróleo. Quais são os componentes nocivos à saúde?

Qual a origem dos cosméticos?

Como podem os cosméticos ser prejudiciais à saúde?

Como podem os cosméticos ser prejudiciais à saúde? O facto de alguns cosméticos terem estes ingredientes perigosos na sua composição, absorvidos de forma muito rápida pelo corpo, torna-os mais inseguros para a nossa saúde do que deveriam ser.

Como evitar danos ambientais com cosméticos?

Use os produtos até o final se estiverem dentro do prazo e com a mesma aparência de quando foram comprados. No caso de maquiagens e cremes, guardá-los dentro de armários ou gavetas de locais pouco úmidos fazem com que sua possibilidade de uso seja prolongada.

Como descartar cosméticos?

Como descartar? Muito cuidado com o prazo de validade dos produtos! A informação do vencimento vem na maioria das vezes em locais de difícil visualização e os cosméticos fora da validade podem causar muitas irritações e infecções. Use os produtos até o final se estiverem dentro do prazo e com a mesma aparência de quando foram comprados.

Por que alguns cosméticos são perigosos para a saúde?

O facto de alguns cosméticos terem estes ingredientes perigosos na sua composição, absorvidos de forma muito rápida pelo corpo, torna-os mais inseguros para a nossa saúde do que deveriam ser.

Postagens relacionadas: