Cordilheira dos andes

cordilheira dos andes

Onde fica a Cordilheira dos Andes?

A região da Cordilheira está estabelecida no decorrer da costa ocidental da América do Sul. Cordilheira dos Andes em Ushuaia na Argentina. (Foto: Flickr)

Por que a Cordilheira dos Andes é formada por placas que se movem?

Os países atravessados pela Cordilheira dos Andes são Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. A Cordilheira dos Andes foi formada por placas que se movem. Esse movimento foi causado pelo calor que atua na crosta terrestre e oceânica.

Qual é a montanha mais elevada da Cordilheira dos Andes?

A montanha mais elevada da cordilheira dos Andes encontra-se na Argentina sob o nome de Colina Aconcágua com uma altitude de 6.962 metros. A superfície total que ocupa esta massa montanhosa é de 3 milhões de quilômetros quadrados. Tem uma dimensão de 7.240 km que contorna o oceano Pacífico.

Qual é o clima predominante na Cordilheira dos Andes?

Lembre-se que o nome Cordilheira refere-se a um conjunto de montanhas. O Clima predominante na Cordilheira dos Andes é o clima frio de montanha. Nesse tipo de clima, a temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresenta temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

Quais são as espécies da Cordilheira dos Andes?

Outras espécies variam entre pássaros, ursos, pumas, onças, macacos, dentre outros. A Cordilheira dos Andes possui uma grande influência sobre o clima das diferentes regiões na América do Sul, ajudando a distribuir parte da umidade produzida na Amazônia para o interior do Brasil, além de apresentar as nascentes dos rios que dão origem ao Amazonas.

Quais países atravessam a Cordilheira dos Andes?

A cordilheira dos Andes é um dos fenômenos geográficos mais espantosos que podemos apreciar no nosso planeta. Trata-se de uma extensão de montanhas que atravessa nem mais nem menos que toda América do Sul percorrendo 7 países.

Qual é o clima da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes possui um clima predominante de montanha e uma vegetação rasteira, a espécie “ichu” (tipo de capim) é muito comum na região. No território dos andes existem poucas espécies de animais.

Quais são as faixas da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é uma sucessão de cordilheiras paralelas e transversais, platôs e depressões intermediárias. Possui faixas no leste e oeste – chamadas respectivamente de Cordilheira Oriental e Cordilheira Ocidental.

Qual a altitude da Cordilheira dos Andes?

Sua altitude média gira em torno de 4 000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6 962 m de altitude . A cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando todo o continente sul-americano, caracterizando a paisagem de Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como América Andina.

Qual a extensão da Cordilheira dos Andes?

Sua extensão cobre mais de 7000 km, sendo que a largura da cadeia varia de 200 a 700 km, além de alcançar um altitude que em média atinge cerca de 4000 m. A Cordilheira dos Andes estende-se de norte ao sul da América do Sul.

Qual é o ponto mais alto da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas da Terra, formando um planalto contínuo na parte mais ocidental da América do Sul. Com elevação de quase 7 mil metros e área de mais de 3.370 milhões de km², o ponto mais alto da Cordilheira fica no Aconcágua.

Quais são os países atravessados pela cordilheira dos Andes?

A Cordilheira do Andes se desenrola desde a Venezuela até a Patagônia e representa a paisagem dos países que em conjunto, são conhecidos como América Andina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. América Andina é a constituição dos países da América do Sul que são atravessados pela Cordilheira dos Andes.

Postagens relacionadas: