Perseu com a cabeca de medusa

perseu com a cabeca de medusa

Quem é a cabeça de Medusa?

Tão corajoso era que, um dia, comprometeu-se, perante o rei da ilha, a trazer-lhe a cabeça de Medusa, a mais terrível das Górgonas. Talvez não o tivesse conseguido se não tivesse podido contar com duas preciosas ajudas: a de Hermes, o mensageiro dos deuses, e a de Atena, deusa da guerra, mas também da razão e da inteligência.

Qual é a história de Medusa?

Medusa nem sempre foi um temido monstro. Antes disso, era uma bela mulher, que foi estuprada pelo poderoso deus Poseidon no templo da deusa Atena. Mas em vez de Poseidon ser punido, Medusa foi culpada por Atena por profanar seu espaço sagrado.

Qual a importância do retrato de Medusa na mitologia grega?

O retrato de Medusa era muito usado nas armaduras e nos escudos dos guerreiros dos séculos 16 e 17, pois na mitologia grega é tida como a deusa da estratégia e da guerra justa e, também, da sabedoria, de modo que esta obra nasceu como um escudo de desfile.

Quem é a irmã de Medusa?

Outras górgonas, irmãs de Medusa, vieram atrás dele, que ao vestir o elmo recebido de Hades, conseguiu ficar invisível para poder fugir da caverna. Ao matar Medusa, a mitologia conta que de dentro do seu ventre são libertados o cavalo alado Pégaso e o gigante Crisaor.

Qual a origem da Medusa?

Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio, Medusa foi originalmente uma bela donzela, que trabalhava como sacerdotisa no templo de Atenas, desejada por muitos pretendentes mortais e imortais. Sua beleza era tão grande que passou a acreditar que era mais bela que a deusa Atena e a se vangloriar por isso.

Por que a Medusa odiava os homens?

Odiava os homens por ter sido seduzida, e também odiava as mulheres, pois não se conformava em ser uma criatura monstruosa. Conta o mito que Medusa foi uma sacerdotisa do templo de Atena (em algumas versões ela já era a criatura mítica, contudo, ainda não tinha sido amaldiçoada).

Qual é a diferença entre a Medusa e a Perseu?

Medusa e Perseu. O mito da Medusa se entrecruza com outro bem conhecido, o de Perseu. Segundo o mito, ela foi decapitada pelo herói, o qual lutou com a Górgona olhando apenas o seu reflexo no escudo polido. Ao decapitá-la, algo inusitado ocorreu: duas criaturas nasceram, pois Medusa estava grávida de Poseidon.

Qual a importância do retrato de Medusa na mitologia grega?

O retrato de Medusa era muito usado nas armaduras e nos escudos dos guerreiros dos séculos 16 e 17, pois na mitologia grega é tida como a deusa da estratégia e da guerra justa e, também, da sabedoria, de modo que esta obra nasceu como um escudo de desfile.

Como era a Medusa na mitologia grega?

Na mitologia grega, Medusa era uma criatura representada por uma mulher com serpentes no lugar dos cabelos, presas de bronze e asas de ouro. Simbolicamente, Medusa era trágica, solitária e figura uma mulher incapaz de amar e ser amada.

Qual é a história da morte de Medusa?

A morte de Medusa é o capítulo mais conhecido dessa personagem da mitologia grega. Esse mito se inicia com Dânae, filha de Acrísio, rei de Argos. Ela foi aprisionada pelo próprio pai porque ele recebeu a profecia de que o filho dela o mataria. Zeus entrou na câmara que aprisionava Dânae e a engravidou de Perseu.

Qual é a figura da Medusa?

Medusa significa guardiã, protetora e também “sabedoria feminina”. Medusa foi assediada por Poseidon, o deus dos mares, cedendo aos seus encantos ao deitar com ele no templo da deusa Atena.

Qual é o significado da deusa Medusa?

Do grego, Medusa significa guardiã, protetora e também “sabedoria feminina”, se considerarmos o culto das amazonas à deusa serpente na Líbia. As esculturas e pinturas da Medusa decoravam os telhados de templos gregos e acreditava-se que afugentava os maus espíritos.

Postagens relacionadas: