Serra da arrabida

serra da arrabida

Onde fica o Parque Natural da Arrábida?

O Parque Natural da Arrábida é uma reserva biogenética situada na península de Setúbal, abrangendo os municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra, com a altitude mais elevada no Pico do Formosinho, com 501 metros de altitude, no distrito de Setúbal, em Portugal.

Qual é a origem da estrutura defensiva da Arrábida?

Remonta ao século IX, de origem moura, e é das mais importantes estruturas defensivas da Arrábida. Foi conquistado por Dom Afonso Henriques, século XII, restaurado no século XIII e confiado aos cavaleiros de Santiago: eram súper bem treinados e aguerridos.

Qual a origem da brecha da Arrábida?

De referir a existência da conhecida brecha da Arrábida, uma rocha de origem sedimentar formada de fragmentos grandes e angulosos, em meio de uma massa de cimentação composta de material mais fino.

Quais são as características da Arrábida?

A Arrábida, esconde dentro de toda a sua beleza, pequenas pérolas que merecem ser preservadas e enaltecidas, quer pela sua beleza, como pelas suas singulares características geológicas; algumas, únicas no mundo, como é o caso de uma tipologia rochosa … a Brecha ou rocha da Arrábida!

Qual a origem da brecha?

Brecha é uma rocha clástica formada de fragmentos grandes e angulosos, em meio de uma massa de cimentação composta de material mais fino. Pode ter origem ígnea, sedimentar ou metamórfica . A brecha da Arrábida é de origem sedimentar.

Quais são as principais características da Rocha?

A rocha em questão é uma “Brecha”, ou seja, um Conglomerado de detritos angulosos, uma rocha sedimentar de origem detrítica com elementos angulosos (não erodidos, não arredondados) de dimensão superiores a 10 mm até 50mm, todos eles aglutinados por um cimento que pode ser de várias origens: argiloso, calcário ou ferruginoso.

Postagens relacionadas: