Arco do cego

arco do cego

Onde fica o bairro do Arco do Cego?

O Bairro do Arco do Cego é um bairro da cidade de Lisboa, localizado na antiga Freguesia de São João de Deus e actualmente na Freguesia do Areeiro, entre o Saldanha e o Campo Pequeno, e entre a Av. da República e a Praça de Londres.

Onde está a máquina do Arco do Cego?

Para já, só há duas máquinas – uma delas está no posto da Carris junto ao jardim do Arco do Cego; está em testes, pelo que pode não funcionar sempre, sempre. Ao que parece, o plano é criar depois uma versão final da máquina e espalhar várias pela cidade.

Quem é o Cego que deu origem ao nome?

Conhece-se a origem de todos os nomes de ruas, becos, largos e sítios de Lisboa, menos do Arco do Cego. Não há documentos ou escritos que nos desvendem o mistério. Quem foi o cego que deu origem ao nome, ou se não houve cego nenhum, ninguém sabe.

Quais eram as principais características do arco de pedra?

Era este arco de pedra, de fortes aduelas, com um nicho gradeado ao alto, e que pela sua estreiteza dificultava a passagem dos coches e carruagens de maior porte. Nenhuma das obras, antigas e modernas, publicadas acerca da velha Lisboa e dos seus arredores, se refere a este arco, nem mesmo por incidente.

Postagens relacionadas: