Icterícia

icterícia

O que é a icterícia e quais são os seus sintomas?

Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina. A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas. Neste artigo vamos explicar o que é a icterícia, por que ela surge e quais são os seus sintomas.

Como saber se tenho icterícia?

A história clínica já fornece ao médico pistas para ele suspeitar de alguma das doenças que causam icterícia, mas a investigação inicial não prescinde de exames de sangue para medir a quantidade de bilirrubina e de glóbulos vermelhos, bem como para avaliar a função hepática.

Por que a coceira acompanha a icterícia?

A coceira que acompanha a icterícia pode às vezes ser tão intensa que os pacientes são conhecidos por arranhar a pele crua, experimentar insônia ou, em casos extremos, até ter pensamentos de suicídio. Quando as complicações acontecem, geralmente é por causa do problema subjacente, não da icterícia em si.

O que é icterícia em recém-nascidos?

A icterícia é um problema de saúde comum em recém-nascidos. Cerca de 60 por cento dos recém-nascidos experimentam icterícia, e isso aumenta para 80 por cento dos prematuros nascidos antes de 37 semanas de gravidez. Eles normalmente apresentam sinais dentro de 72 horas após o nascimento.

Quais são os sinais da icterícia?

Ela se traduz por uma coloração amarelada da pele, mucosas e da conjuntiva dos olhos. Outros sinais associados à icterícia podem indicar complicações, como aumento do tamanho do fígado e baço, sinais neurológicos com tônus fraco, fezes esbranquiçadas e movimentos anormais.

Como tratar a icterícia?

O tratamento dependerá da causa subjacente. O tratamento da icterícia atinge a causa e não os sintomas da icterícia. A icterícia induzida por anemia pode ser tratada aumentando a quantidade de ferro no sangue, seja tomando suplementos de ferro ou comendo mais alimentos ricos em ferro .

Quais são as complicações da icterícia?

Quando as complicações acontecem, geralmente é por causa do problema subjacente, não da icterícia em si. Por exemplo, se um ducto biliar obstruído levar à icterícia, pode ocorrer sangramento descontrolado. Isso ocorre porque o bloqueio leva a uma escassez de vitaminas necessárias para a coagulação.

Quais são as causas da icterícia no adulto?

Fezes esbranquiçadas ou cor de barro. A cor amarelada típica da icterícia é provocada pela deposição do pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos e sua identificação tem um importante significado clínico uma vez que reflete uma anormalidade na produção, metabolismo ou eliminação deste pigmento.

O que é a icterícia e quais são os seus sintomas?

Ela surge quando há excesso de uma substância chamada bilirrubina. A icterícia é um sintoma típico das doenças do fígado e das vias biliares, sendo as hepatites, a cirrose e a obstrução das vias biliares suas principais causas. Neste artigo vamos explicar o que é a icterícia, por que ela surge e quais são os seus sintomas.

Como identificar a icterícia?

Sob iluminação artificial, é difícil identificar a Icterícia se bilirrubina < 4 mg/dL.7 Esses limiares são bastante discutidos, oscilando entre 2-4 mg/dL, havendo menção a casos em que a detecção só foi possível com níveis de 8 mg/dL.1 A tonalidade pode variar do amarelo-esverdeado ao amarelo-alaranjado, com discutível utilidade diagnóstica.1

Como Combater a coceira?

Contudo, os especialistas também recomendam outras medidas de proteção, como o aumento da hidratação corporal, a restrição de alimentos gordurosos e o uso de anti-histamínicos para combater a coceira. Ficar amarelo não é normal. Ainda que não sinta nada, procure esclarecimento médico. Meu bebê está com icterícia. E agora?

Como saber se o bebê tem icterícia?

A icterícia neonatal costuma surgir em até 60% dos bebês, em geral no terceiro dia de vida, sendo detectada pelo exame clínico e confirmada pela dosagem de bilirrubina no sangue.

Postagens relacionadas: