Nova lei do condomínio
Índice
- Qual a importância da Lei do condomínio?
- Quais são os direitos e deveres da Lei do condomínio?
- Quais são as novas regras de funcionamento das Assembleias de condomínio?
- Quando o condomínio pode fazer a penhora ou leilão do imóvel?
- Como funciona a lei do condomínio?
- Quais são as leis que os condomínios devem respeitar?
- Quais são as regras de uso de condomínio?
- Qual a importância do Código Civil para o condomínio?
- Quais são os direitos do condomínio?
- Qual a importância da Lei de condomínio?
- Qual a lei que rege o condomínio?
- Quais são os direitos dos vizinhos no condomínio?
- Como funciona a Assembleia de condóminos?
- Quais são as novas leis e regras do condomínio?
- Quais são as principais regulamentações de condomínios?
- Como guiar a administração de condomínios?
- Como lidar com a penhora de imóvel por falta de pagamento de condomínio?
- Quando o imóvel pode ser penhorado?
- Quanto tempo leva para o condomínio ser penhorado?
- Como proceder a penhora de bens do condomínio?
Qual a importância da Lei do condomínio?
A Convenção do condomínio é registrada no Cartório de Registro de Imóveis. Ainda que o Código Civil ou a Lei do condomínio gerenciem os direitos e deveres de condôminos, síndicos e funcionários, existem outros detalhes que não são encontrados nas leis gerais.
Quais são os direitos e deveres da Lei do condomínio?
A Lei do condomínio garante direitos e deveres importantes para os condôminos. A Lei nº 4.591/64, chamada Lei do condomínio, foi criada em 1964 e trata de assuntos relacionados aos direitos de propriedade, como registro de imóveis, despesas condominiais relativas e outras questões sobre a administração do condomínio.
Quais são as novas regras de funcionamento das Assembleias de condomínio?
As assembleias de condomínio têm novas regras de funcionamento e os administradores ganham novos poderes e obrigações. O novo diploma também toca na constituição da propriedade horizontal. Explicamos tudo com fundamento legal.
Quando o condomínio pode fazer a penhora ou leilão do imóvel?
Em caso de negativa, o condomínio pode fazer a solicitação da penhora ou leilão do imóvel, caso o condômino não tenha outro recurso para sanar seu débito. O morador terá três dias para manifestar-se e, se não o fizer, a justiça poderá, inclusive, determinar a penhora ou leilão do imóvel em questão, conforme Art. 837 e Art. 879, II.
Como funciona a lei do condomínio?
Ele tem como objetivo o cotidiano do condomínio, esclarecendo as regras de convivência. No Regimento há informações como a permissão para ter animais, local para deixar bicicletas, entre outros. Por fim, as reuniões da Assembleia tem obrigatoriedade de acontecer pelo menos uma vez ao ano, de acordo com a lei do condomínio.
Quais são as leis que os condomínios devem respeitar?
Além da lei 4591/64 e do CC, a vida em condomínio segue algumas regras próprias: a convenção e o regulamento interno. Essas regras do próprio local são fundamentais para manter o condomínio com a sua própria identidade. Porém, é fundamental que essas normas internas não se choquem com as leis – sejam elas federais, estaduais ou municipais.
Quais são as regras de uso de condomínio?
Leis estaduais e municipais: cada região pode ter leis às quais os condomínios devem obedecer como regras de acessibilidade, código de obras, etc. Nesse panteão se encaixam também as normas técnicas – que, apesar de não serem leis, devem ser seguidas pelos empreendimentos também.
Qual a importância do Código Civil para o condomínio?
O foco do regimento é a boa convivência de moradores no dia a dia dos condomínios. Por ser de interesse de todos os moradores, suas normas devem ser definidas em assembleia. Outro aspecto que envolve a Lei do Condomínio é a realização das assembleias de moradores.
Qual a Lei que rege os condomínios (Lei 4.591/64)? A Lei de Condomínio ou Lei número 4.591, de 16 de dezembro de 1964, contém aproximadamente 70 artigos, foi utilizada como base durante quase 40 anos e estruturou boa parte da vivência em condomínios.
Qual a lei que rege o condomínio?
Como funciona a Assembleia de condóminos?
A partir de abril do presente ano a lei prevê a possibilidade da assembleia de condóminos ter lugar mediante o uso de meios de comunicação à distância, preferencialmente por videoconferência, sendo necessário que a administração do condomínio assim o determine ou a maioria dos condóminos o requeira.
Quais são as novas leis e regras do condomínio?
Outra informação relevante ainda sobre as novas leis e regras do condomínio é o facto de ser agora introduzida a obrigação do proprietário do imóvel apresentar, aquando da sua venda: uma declaração escrita emitida pelo administrador do condomínio, na qual conste o montante com todos os encargos de condomínio até à data.
Quais são as principais regulamentações de condomínios?
A principal regulamentação de condomínios em todo o Brasil está entre os artigos 1.331 a 1.358 do Código Civil. É a partir deste documento que surgem a Convenção de Condomínio, assembleias e até mesmo o regimento interno. No Código Civil há um conjunto de regras que orienta sobre a vida em condomínio.
Como guiar a administração de condomínios?
Alguns documentos são utilizados para guiar a administração de condomínios, mas os moradores têm autonomia na tomada de decisões O condomínio é um local onde as pessoas dividem o mesmo prédio e áreas em comum. Portanto, o convívio precisa ser amigável, respeitoso e compreensível.