Salmão

salmão

O que é salmão e quais são seus benefícios?

O salmão é um peixe de porte grande, do filo Chordata, da família Salmonidae, que também engloba as trutas, ambos muito saboreados hoje na gastronomia mundial. Procedente dos rios e mares da Europa, sua carne de coloração rosa atrai sensivelmente os consumidores.

Qual a diferença entre salmão adulto e salmão do Pacífico?

O salmão adulto é alimento de focas, ursos, lobos, tubarões, baleias e seres humanos. A imensa maioria do Salmão do Atlântico disponível no mercado mundial é produzida em cativeiro (quase 99%), enquanto que a maioria do Salmão do Pacífico é capturada em estado selvagem (mais de 80%).

Qual é a cor do salmão?

O salmão é um peixe de porte grande, do filo Chordata, da família Salmonidae, que também engloba as trutas, ambos muito saboreados hoje na gastronomia mundial. Procedente dos rios e mares da Europa, sua carne de coloração rosa atrai sensivelmente os consumidores. Salmão. Foto: martiapunts / Shutterstock.com

Como preparar um salmão?

Com o peixe limpo chega a hora de temperá-lo! Passe sal e pimenta por todas as partes da carne, você também pode utilizar ervas e outros temperos do seu gosto. Unte-o com vinho branco e adicione limão, que vai deixá-lo com um sabor ainda mais maravilhoso!

Qual a importância do salmão para a saúde?

O salmão torna-se uma excelente opção para auxiliar a manutenção dos níveis adequados vitamina D, pois essa é uma de suas principais propriedades e quando o peixe é consumido na quantidade adequada, poderá trazer a dose necessária para o organismo. 3. Protege a saúde do cérebro e coração

Por que o salmão é tão importante no seu cardápio?

Se nós pudéssemos definir o salmão em um termo ele seria ômega 3. Isso porque praticamente todos os seus benefícios estão ligados direta ou indiretamente a esse ácido graxo essencial, que aparece em grandes quantidades no peixe de água salgada.

Quais são os diferentes tipos de salmão?

Salmão Coho: Conhecido como “prateado” devido à cor de sua pele, o salmão Coho tem uma carne vermelha vibrante, alto teor de gordura ômega 3 e um sabor mais suave, se comparado ao “Rei”. Salmão Rosa (Humpies/Jubarte): São espécies menores, sua cor é mais rosada e é facilmente encontrado na versão fresca, enlatada e congelada.

Por que o salmão é tão importante para a cozinha de casa?

Estudos realizados pela Associação Americana do Coração indicam que o seu consumo pode reduzir o risco de um indivíduo sofrer um ataque cardíaco em até 80%. Apesar de ter uma carne alaranjada, o salmão é um peixe branco.

Como escolher a cor salmão?

Mas independente da tonalidade da cor salmão que você deseja usar – mais claro ou mais escuro, mais neutro ou mais vibrante – uma coisa é certa: a cor sempre vai trazer aqueles aspectos sensoriais inerentes das cores quentes. E o que isso quer dizer?

Quais são as cores do salmão?

Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. Em cativeiro, é comum o uso de corantes artificiais na alimentação do cardume para tingimento da carne.

Qual é a cor vermelha do salmão?

A cor vermelha do salmão é devida a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco e o pigmento vermelho é proveniente das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca.

Qual é a cor da carne do salmão?

No entanto, boa parte do salmão consumido no mundo é criada em cativeiro e não se alimenta do camarão, por isso, a carne desse animal apresenta naturalmente a cor cinza. Por motivos comerciais, a astaxantina sintética é incluída na refeição dos animais, dando o tom rosado à carne dos salmões de cativeiro.

Postagens relacionadas: