Isenção imi primeira habitação 2021

isenção imi primeira habitação 2021

Qual é o valor do IMI 2021?

Tal como o próprio nome indica, o valor do IMI reverte na totalidade para o município onde o mesmo se encontra. É ainda essencial frisar que a taxa aplicada pode variar de acordo com o município. Em 2021 a taxa mínima aplicada é de 0,3% e a máxima de 0,45%. Contudo, a maior parte dos municípios aplicou uma taxa intermédia.

Qual o rendimento do imóvel para primeira habitação?

Em primeiro lugar, o imóvel deve ser para habitação permanente O rendimento coletável tem de ser igual ou inferior a 153.300€ É importante salientar, que esta isenção temporária do IMI para primeira habitação, envolve também despensas, garagens e arrumos.

Quais são os tipos de isenção do IMI 2021?

No momento, existem dois tipos de isenção de IMI: temporária e permanente. A isenção temporária, de três anos é atribuída a famílias que adquiram novos imóveis com um VPT até 125 mil euros, contanto que o rendimento do agregado não ultrapasse os 153.300 euros. Esta isenção pode ser atribuída por um máximo de duas vezes à mesma pessoa ou agregado.

Qual é o período de isenção do imóvel?

O período de isenção inicia-se com a data do 1.º contrato de arrendamento e deve ser requerida ao serviço de finanças da área da situação do prédio. A lei atribui uma isenção permanente de IMI a imóveis destinados a habitação própria e permanente de famílias com baixos rendimentos.

Como calcular o IMI de 2020?

Como se calcula o IMI? O IMI calcula-se multiplicando a taxa de imposto pelo Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel: Se for caso disso, ao valor do imposto desconta-se a dedução fixa por filho: 0,8%, para os prédios rústicos (terrenos com fins agrícolas).

Como calcular o valor do IMI?

O valor do IMI é calculado multiplicando a taxa de imposto pelo Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel. Anualmente, cada município define a taxa de imposto a aplicar aos imóveis localizados no seu território. Pode consultar a sua taxa de imposto no Portal das Finanças.

Quem tem direito a desconto no IMI 2022?

Conheça a taxa de IMI da sua casa a pagar em 2022. Quem tem direito a desconto? Alguns proprietários de imóveis podem beneficiar de um desconto fixo no valor do IMI, desde que cumpram os requisitos exigidos.

Como calcular o IMI de um terreno agrícola?

Se estiver a calcular o IMI de um terreno agrícola, por exemplo, terá de optar pelos “prédios rústicos”. Indicar o número de filhos é importante, porque muitas autarquias dão deduções, que variam entre os 20 euros (para um filho) e os 70 euros (para três ou mais filhos).

Quais são os tipos de isenção de Imi?

Como pedir a isenção de IMI? O pedido de isenção do IMI apenas deve ser requerido no caso de isenção temporária. O pedido deve ser feito através do Portal das Finanças. Já no caso da isenção permanente, a Autoridade Tributária reconhece automaticamente com base na declaração de IRS do agregado familiar.

Quais são os requisitos para a isenção do IMI?

Para ter isenção IMI deve garantir que a sua morada fiscal está no domicílio para o qual pede a isenção. Por isso, veja aqui como alterar a morada fiscal. O que é o IMI?

Quando termina a isenção do IMI?

Mas a isenção termina sempre no final do prazo de três anos após a afetação da casa em seu nome. Precisa viver no imóvel para ter isenção? A isenção do IMI apenas é concedida se o imóvel for usado para habitação própria permanente, considerado o domicílio fiscal do proprietário.

Quanto tempo dura a isenção temporária do IMI?

Até há alguns anos, quem comprava uma casa nova tinha direito a uma isenção temporária do IMI de 10 anos. No entanto, as leis mudaram e atualmente esse período está fixados nos 3 anos.

Postagens relacionadas: