Condominio

condominio

Como funciona o meu condomínio?

O MeuCondomínio é um site GRATUITO para condomínios que melhora a gestão e a comunicação entre síndicos, condôminos e administradores. Crie um site para o seu condomínio customizado da maneira que você quiser! Publique comunicados, gerencie ocorrências e reservas, cadastre documentos e muito mais! Como funciona o MeuCondomínio?

Como é administrado o condomínio?

O condomínio é administrado pela figura do síndico, pessoa física ou jurídica, que pode (ou não) ser um condômino eleito pela maioria numérica dos presentes na assembleia geral ordinária (AGO), em mandatos de até dois anos, podendo ser reeleito. Além do síndico morador existe ainda o síndico profissional e as empresas de Gestão Condominial.

Qual é o direito de todos os condóminos utilizar as áreas comuns do edifício?

A legislação determina o direito de todos os condóminos poderem utilizar as áreas comuns do edifício. Esta regra tem uma exceção. Se o Título Constitutivo da Propriedade Horizontal assim o determinar, uma parte comum pode ser afeta em exclusivo a um só condómino e só este tem o direito de usufruir da mesma. É exemplo disso os terraços de cobertura.

Quais são os direitos do condomínio?

O prédio deve ser acessível a todos, especialmente a quem tem mobilidade condicionada. Nesse sentido, os condóminos têm o direito de, sem necessitar de autorização do condomínio, mandar instalar rampas de acesso ou colocar plataformas elevatórias, de modo a que os próprios ou algum membro do seu agregado familiar, tenha mobilidade total.

Como funciona o pagamento de condomínio?

Qual a frequência da taxa condominial? A frequência da taxa condominial é mensal, sendo que o condomínio pode ser referente ao mês anterior ou ao mês a vencer. Cada local possui uma regra específica sobre isso, e ela está disposta na convenção. Ainda tem perguntas sobre como funciona o pagamento de condomínio?

Quais são os diferentes tipos de condomínio?

O mais comum é o condomínio geral, em que há proprietários simultaneamente em um mesmo espaço. Estão inseridos nesse modelo: mistos. Esse tipo de condomínio é muito comum não apenas nos espaços residenciais, mas também comerciais.

Quais são os direitos e deveres de um condomínio?

Na prática, um condomínio pode ser definido como um espaço dividido por diversos proprietários, que também compartilham áreas em comum. Cada proprietário possui sua unidade privativa, de acordo com as especificações feitas no momento da compra. Em relação as áreas comuns, os condôminos possuem os mesmos direitos e deveres.

Qual a responsabilidade do locatário do condomínio?

Isso significa que IPTU e condomínio serão de responsabilidade do locatário. Qualquer reajuste da taxa condominial e no imposto serão arcados pelo inquilino. Quem paga condomínio tem que pagar IPTU?

Quem pode ser administrador de condomínio? Normalmente, o administrador de condomínio é eleito em Assembleia de Condóminos pelos mesmos, isto é os proprietários, ou seus representantes legais. Conheça as diferentes formas de eleger uma administração:

Qual a importância da administração do condomínio?

Por que os condóminos não se podem apropriar dos espaços comuns do edifício?

O que significa que os condóminos não se podem apropriar dos espaços comuns do edifício, nem degradá-los. Ou seja, só é possível estacionar uma bicicleta no patamar do edifício ou ‘apropriar-se’ do sótão contíguo à sua fração, mediante deliberação unânime da assembleia.

Quais são os direitos dos condóminos?

Nesse sentido, os condóminos têm o direito de, sem necessitar de autorização do condomínio, mandar instalar rampas de acesso ou colocar plataformas elevatórias, de modo a que os próprios ou algum membro do seu agregado familiar, tenha mobilidade total. Estas obras ficam a cargo do condómino que delas necessite.

Qual é a área comum do condomínio?

A lei considera a área comum do condomínio um “bem indivisível e inalienável individualmente”, atribuindo a todos os condôminos a sua utilização. Na área comum, um condômino não pode edificar coisa alguma sem o expresso consentimento de todos os demais coproprietários.

Quais são as obrigações dos condóminos?

As obrigações dos condóminos são igualmente importantes e muitas vezes nem sempre do conhecimento de todos. Dever de contribuir para as despesas do condomínio, regra geral, na proporção do valor da sua fração (pagamento de quotas) assim como para o Fundo Comum de Reserva;

Postagens relacionadas: