Cidadãos por coimbra

cidadãos por coimbra

Qual é o município de Coimbra?

Ver artigo principal: História de Coimbra. A cidade de Coimbra em 1598. Sé Velha de Coimbra. Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço de nascimento de seis reis de Portugal, da Primeira Dinastia, assim como da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa .

Como era a cidade de Coimbra no século 12?

No século XII, Coimbra apresentava já uma estrutura urbana, dividida entre a cidade alta, designada por Alta ou Almedina, onde viviam os aristocratas, os clérigos e, mais tarde, os estudantes, e a Baixa, do comércio, do artesanato e dos bairros ribeirinhos populares.

Quais são as freguesias de Coimbra?

Coimbra é a sede do município de Coimbra com 319,4 km² de área e 143 396 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. Este é limitado a norte pelo município da Mealhada, a leste por Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede .

Qual é o feriado municipal de Coimbra?

O feriado municipal ocorre a 4 de Julho, em memória da rainha Santa Isabel de Aragão, padroeira da cidade conhecida popularmente apenas por rainha santa. Foi Capital Nacional da Cultura em 2003.

Como se chamam os habitantes de Coimbra?

Os habitantes se chamam coimbraenses. O município se estende por 106,9 km² e contava com 7 556 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 70,7 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Cajuri, Ervália e Paula Cândido ,Coimbra se situa a 14 km a Sul-Leste de Viçosa a maior cidade nos arredores.

Qual é o distrito de Coimbra?

Distrito de Coimbra 1 População: 409 173 habitantes (2017) 2 Área: 3 947 Km 2 3 Densidade populacional: 104 habitantes /Km 2 4 Nº Concelhos: 17 5 Nº Freguesias: 155 6 Deputados (círculo): 9 7 Poder de compra: 95,00 (Portugal=100) 8 Código do distrito: 06

Qual é a capital de Coimbra?

Coimbra OTE é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Coimbra, situada na província da Beira Litoral, Região do Centro, sub-região Região de Coimbra. Com 105 842 habitantes (2011) no seu perímetro urbano, é centro de referência e maior cidade da região do Centro de Portugal, que reúne cerca de 2,3 milhões de habitantes (2013).

O que aconteceu com a cidade de Coimbra?

Com o Conde Sesnando Coimbra cresce, assim, em paz e se desenvolve como charneira entre cristãos e infiéis. Em 1111, o Conde D. Henrique e D. Teresa concedem carta de Foral à cidade, fazendo assim desta sua residência.

Qual é o município de Coimbra?

Ver artigo principal: História de Coimbra. A cidade de Coimbra em 1598. Sé Velha de Coimbra. Cidade de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais, Coimbra foi berço de nascimento de seis reis de Portugal, da Primeira Dinastia, assim como da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa .

Quais são as principais características de Coimbra?

Coimbra é uma cidade e um município português, sendo capital da Região de Coimbra, da Região do Centro e do Distrito de Coimbra. Tem uma área urbana de 94,65 km 2, 99.792 habitantes em 2021 e uma denisdade populacional de 1.054 habitantes por km 2, sendo a oitava maior cidade do país.

Quais são as freguesias de Portugal?

A reforma administrativa nacional, implementada em 2013, reduziu em cerca 27% o número de freguesias de Portugal, tendo estas passado de 4 259 para as atuais 3 091. As freguesias de Portugal encontram-se distribuídas pelo Continente (2 882), Região Autónoma dos Açores (155) e Região Autónoma da Madeira (54).

Qual é a origem do nome Coimbrão?

O historiador Luciano Justo Ramos, relativamente à origem do topónimo afirmou que O Coimbrão tirou o seu nome de um antigo casal, cuja jurisdição, pertenceu, no passado remoto, à Sé de Coimbra e também ao Mosteiro de Santa Cruz, daquela cidade. É mesmo de concluir que, da dependência para com tal Sé ou Mosteiro, provenha o topónimo Coimbrão.

Postagens relacionadas: