Consertar ou concertar

consertar ou concertar

Qual a diferença entre consertar e concertar?

As palavras consertar e concertar existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Consertar, com s, se refere ao ato de corrigir, reparar, solucionar: consertar a máquina; consertar a televisão; consertar o carro;

Qual é o significado de consertar?

Concertar quer dizer, entre outras coisas, «combinar, ajustar, comparar, conferir, concordar». Consertar significa «fazer conserto em; remendar; arranjar; reparar». Concertar vem do latim « concertare », com os significados de combater; porfiar, e consertar provém do latim vulgar « consertare ».

Quais são os sinónimos de concertar?

Como sinónimos de concertar podemos, mediante o contexto, usar os seguintes termos: acordar, afinar, ajustar, apalavrar, combinar, concordar, consonar, contratar, convencionar, estabelecer, estipular, falar, firmar, negociar, pactuar, tratar. Consertar advém do latim consertare.

Como consertar uma frase?

Concertar – “ajustar”, “combinar”, “contratar”. Consertar – “reparar”, “restaurar”, “arranjar”. Assim, a forma correta para completar a frase é “consertar”. - Tenho de mandar consertar o meu relógio.

Qual é o significado do verbo concertar?

As duas palavras são quase idênticas e separadas apenas por uma letra na sua grafia, mas completamente distintas em significado. Elas são caracterizadas como palavras homófonas, um fenômeno que você vai conhecer um pouco mais a seguir: O verbo “consertar” refere-se a todo ato de reparar.

Qual a diferença entre conserto e concerto?

As palavras conserto e concerto existem na língua portuguesa e estão corretas, mas apresentam significados diferentes. Conserto, com s, se refere principalmente a uma reparação: conserto da geladeira; conserto do celular; conserto da tv; conserto do carro; conserto da máquina de lavar. Concerto, com c, se refere principalmente a uma sessão musical:

Como se escreve consertar?

Eu conserto qualquer tipo de aparelho. Tem sua origem no latim consertare, frequentativo de conserere, devendo assim ser escrito com s na segunda sílaba. Todas as formas conjugadas do verbo consertar devem ser também escritas com s, bem como a palavra conserto, cognata de consertar, que significa um arranjo, uma reparação.

Qual o sinônimo de conserto?

Pode se referir também a um acordo, um pacto entre várias pessoas. É, assim, sinônimo de recital, sarau, acordo, ajuste, combinação, concordância, harmonia, consonância, simetria, composição e reunião. Vamos todos ver um concerto de música clássica.

Etimologia (origem da palavra conserto ). A palavra conserto deriva como forma regressiva de consertar, do latim consertare por conserere; que significa atar, unir. Concerto ou Conserto? As duas palavras existem, estão corretas, mas têm sentidos diferentes:

Quais são as formas conjugadas do verbo consertar?

Postagens relacionadas: